Um estudo das startups no Brasil : conceitos, investimentos, segmento e regionalização
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivo entender os diferentes segmentos das Startups, os tipos de investimentos utilizados e as regiões onde essas empresas estão alocadas, a fim de traçar um panorama mais completo sobre as Startups no Brasil. As primeiras Startups surgiram na década de 1990 nos Estados Unidos da América. O desenvolvimento que começou tardio no Brasil, década de 2000, porém vem demonstrando forte crescimento desde então, apesar da região brasileira não ter polos industriais muito bem definidos, como o Vale do Silício nos EUA. Porém é nítida a aglomeração das Startups no Sul e Sudeste do país. As linhas de investimentos são repartidas em várias etapas: Pré seed; Seed; Serie A; Serie B; Série C. Cada uma com sua especificidade e seus valores investidos. Em relação aos tipos de negócios, podem abranger vários setores, como: Educação, Finanças, Saúde, Desenvolvimento de Software, Varejo, Recursos Humanos, Marketing, Agronegócio, Logística, Indústria entre outros diversos setores da economia. No Brasil a concentração de números totais de Startups é na Educação, Finanças, Saúde e Desenvolvimento de Softwares, respectivamente. O total médio dos faturamentos das Startups é de aproximadamente 850 mil reais por ano. As Startups receberam um valor médio de investimento de 1,2 milhões de reais. A média de colaboradores é de 16 pessoas, tendo uma média de 8 mulheres por time, média de 5 pessoas pretas/pardas por equipe, média de 3 pessoas com 50 anos ou mais, média de 5 pessoas PCD na equipe e uma média de 6 pessoas trans no time. Apesar de 60% das Startups dizerem dar importância para a Diversidade, apenas 27% fizeram alguma ação ou processo seletivo para Diversidade.
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- Ciências Econômicas [2072]