Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, José Luiz de Souza, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artespt_BR
dc.creatorAvelar, Natalia Faelize Lins dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T23:00:20Z
dc.date.available2023-03-17T23:00:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81564
dc.descriptionOrientador: José Luiz de Souza Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este texto tem como principal foco apresentar compreensões a respeito das possibilidades do ensino da Arte Contemporânea na perspectiva Sensorial e participativa na escola. A partir de estudos acerca da arte contemporânea sensorial e relacional, além de leituras sobre sentidos e desenvolvimento infantil, organizou-se uma atividade que foi direcionada à crianças entre 8 e 9 anos, visando a emancipação das mesmas como espectadoras no ato de experienciar, ressignificando os olhares para o corpo através da experimentação sensorial. Para a prática desse estudo, efetivou-se um encontro na Escola Municipal Almirante Tamandaré, localizada no município de Paranaguá/PR, focado no desenvolvimento do experienciar sensorial das crianças. Durante o encontro, os alunos evidenciaram sensações, explorando os sentidos através da disponibilidade corporal e o uso de objetos. E, por meio da roda de conversa, observações e registros, foram constatados reflexões sensoriais e percepções dos sentidos, construindo uma relação entre o corpo e o objeto, mostrando na prática a possibilidade do experienciar do corpo por intermédio de vivências em Arte Contemporânea.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (25 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação sensorialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleArte contemporânea : o experienciar do corpopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples