Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorFialkowski, Valkiria Pedript_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T18:05:45Z
dc.date.available2023-03-16T18:05:45Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81531
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/12/2022.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:Designpt_BR
dc.description.abstractResumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas formas e modelos de negócios, produção, consumo e trabalho. A interface deste contexto com o fomento do comportamento sustentável por parte dos consumidores, por meio do Design, é o interesse desta tese. O Big Data, dentro do campo do Data Science, representa um dos pilares do mundo digital. Os dados crescem exponencialmente e são gerados a partir de diferentes atores e fontes a todo instante, tais como as tecnologias de internet das coisas, mídias sociais, comércio eletrônico, aplicativos, dispositivos móveis, objetos vestíveis, diversos tipos de sensores e localizadores, dentre outros. A análise do Big Data tem permitido às empresas transformar dados em ativos estratégicos, com base em modelos matemáticos de algoritmos e detecção de padrões, extraem-se conhecimento e insights de maneira a identificar-se comportamentos e consumo associado. Apesar do prospecto positivo dessas novas tecnologias, sua aplicação, em geral, não envolve os designers e comumente visam somente o aumento do consumo. Porém, esta configuração também oferece a possibilidade do desenvolvimento de estratégias mais eficazes para influenciar a adoção de modelos de consumo e produção mais sustentáveis. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta um estudo com ênfase exploratória e com a realização de uma abordagem participativa e abdutiva, com o objetivo de propor um modelo de Data-driven Design para o projeto de metacenários com foco no desenvolvimento de soluções orientadas ao Comportamento Sustentável de consumidores. Para tal, foi utilizada uma estratégia metodológica com base no método da Design Science Research, seguindo uma sequência de quatro etapas: (1) Compreensão do problema; (2) Geração do artefato; (3) Desenvolvimento & Avaliação; e (4) Reflexão & Conclusão. O desenvolvimento ainda contou com o apoio de diferentes parceiros, conforme a demanda da fase de pesquisa, dentre eles: uma agência de Business Intelligence, uma empresa de tecnologia médica, um órgão da ONU, uma startup de tecnologia, pesquisadores de Design e pesquisadores de ciência de dados. Dentre os principais resultados, a pesquisa propõe um modelo de processo de Data-driven Design para o projeto de metacenários com foco no desenvolvimento de soluções orientadas ao Comportamento Sustentável, tecendo conclusões a partir de cada etapa metodológica e culminando na aplicação e avaliação do modelo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The so-called Fourth Industrial Revolution integrates the virtual world, based on large volumes of data, with the real world. Through several advances in Information and Communication Technology (ICT), it creates new forms and models for business, production, consumption and work. The interface of this context with the promotion of sustainable behavior by consumers, through Design, is the interest of this thesis. Big Data, within the field of Data Science, represents one of the pillars of the digital world. Data grows exponentially and is generated from different actors and sources all the time, such as Internet of Things technologies, social media, e-commerce, applications, mobile devices, wearable objects, various types of sensors and locators, among others. Big Data analysis has allowed companies to transform data into strategic assets, based on mathematical models of algorithms and pattern detection, knowledge and insights are extracted in order to identify behaviors and associated consumption. Despite the positive prospect of these new technologies, their application, in general, does not involve designers and is usually aimed only at increasing consumption. However, this configuration also offers the possibility of developing more effective strategies to influence the adoption of more sustainable consumption and production models. In this context, this research presents a study with an exploratory emphasis and with the realization of a participatory and abductive approach, with the goal of proposing a Data-driven Design model for the design of metascenarios focused on the development of solutions oriented to the Sustainable Behavior of consumers. To this end, a methodological strategy based on the Design Science Research method was used, following a sequence of four steps: (1) Problem understanding; (2) Artifact generation; (3) Development & Evaluation; and (4) Reflection & Conclusion. The research development h also counted on the support of different partners, according to the demand of the research phase, among them: a business Intelligence agency, a medical technology company, a UN (United Nation) body, a technology startup, design researchers and data science researchers. Among the main results, the research proposes a Data-driven Design process model for the design of metascenarios focused on the development of solutions oriented to Sustainable Behavior, weaving conclusions from each methodological step and culminating in the application and evaluation of the model.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleData-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentávelpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record