A integração das disciplinas de estágio supervisionado e organização do trabalho pedagógico no curso de pedagogia : contribuição à constituição inicial da identidade profissional do/a pedagogo/a
Abstract
Resumo: Esta tese de doutorado investiga o desenvolvimento integrado das disciplinas de Estágio Supervisionado e de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), na formação do pedagogo, no 5º ano do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para analisar se metodologia teórico e prática promovida nas atividades das disciplinas, com base na pesquisa sobre o processo vivido nas escolas campo de estágio, e considerando a inserção das estudantes na cultura das escolas, tem propiciado as aquisições necessárias à constituição inicial da identidade profissional do/a pedagogo/a para atuar na escola básica contemporânea. A análise do processo de articulação entre as referidas disciplinas, foi situada na trajetória histórica do curso de Pedagogia na UFPR, considerando as questões que originaram o investimento no processo de integração disciplinar. Considerou-se que as disciplinas de Estágio Supervisionado e OTP, adquirem grande importância nas fases da formação e identidade profissional do/a pedagogo/a durante e ao final do curso de Pedagogia. Essas reflexões foram realizadas com base em Brzezinski (1994, 1996, 2011, 2014); Houssaye (2004); Marcelo Garcia (2009, 2012), Franco (2008), Hagemeyer (2006, 2008, 2010, 2012), Pinto (2006), Pimenta e Lima (2012); Lüdke e Boing (2004), e ainda Giroux (1997), o qual trata da atuação do educador como intelectual transformador. Nas questões da teoria e da prática desenvolvidas nas aulas das disciplinas, recorremos às teorizações de Nóvoa (1991); Tardif (2013); Zeichner(2010); Küenzer (2009, 2003a, 2003b); Mira (2011) e Zabalza (2004; 2014). Com relação ao trabalho do pedagogo junto aos professores, a análise da ação pedagógica docente, foi realizada com base em Gauthier (2013), Tardiff (2002) e Lee Shulman (1987; 2005). Buscou-se considerar a inserção das estagiárias na cultura das escolas, e sua influência na constituição da identidade profissional do pedagogo, o que nos levou a compreender a produção deste processo, com base em Fourquin (1992), Viñao-Frago (2000), levando em conta o conceito de habitus de Bourdieu (2009, 2010, 2013). A investigação foi realizada a com base na metodologia da pesquisa etnográfica, a partir de procedimentos da pesquisa qualitativa de Lüdke e André (1986) e Minayo (1994, p.21), e o emprego da metodologia de narrativas (auto) biográficas, de Abrahão (2003; 2007). Foi realizada a observação participante, em uma turma de 16 estudantes, do 5º ano do curso de Pedagogia, das disciplinas de OTP e Estágio Supervisionado, em 2018. Participou da pesquisa, a professora supervisora. Aplicamos o questionário semiestruturado a 9 alunas e ao final foi realizada a entrevista com 5 estudantes. Os grupos de estágio foram concentrados em duas escolas estaduais de grande porte (Colégios A e B), escolhidos em razão da grande experiência profissional dos pedagogos/as supervisores/as. Ressalta-se na formação propiciada às estudantes, o princípio de integração adotado historicamente nas referidas disciplinas. Observou-se que a metodologia empregada, propiciou às estudantes a aquisição de conhecimentos sobre a ciência pedagógica, para o domínio do trabalho pedagógico. Estes conhecimentos e saberes, foram articulados a temas integradores, levando em conta os processos contextuais sociais e culturais na formação do pedagogo. Verificou-se que a problematização, a pesquisa, a atitude mediadora, a atenção e acolhimento dos pedagogos/as supervisores/as de Estágio, constituíram pontos relevantes e impulsionadores da constituição inicial da identidade profissional das estudantes. Abstract: This doctoral thesis deals with the development of Internship disciplines Supervised and Organization of Pedagogical Work (OTP), in a integrated in the formation of the pedagogue, in the 5th year of the Pedagogy course of Federal University of Paraná, to It to analyze whether the methodology theoretical and practical relationship promoted in the activities of the disciplines, based on research and problematization of the process lived in the internship field schools, and considering the insertion of students in the culture of schools, has provided the acquisitions necessary for the initial constitution of the pedagogue's professional identity to work in contemporary elementary school. The analysis of the process in articulation between the aforementioned disciplines, was situated in the historical trajectory of the Pedagogy course in university field of research, considering the issues that gave rise to the investment of disciplinary integration. It was considered that the Internship subjects supervised, and Organization of Pedagogical Work acquire great importance in the phases of formation and professional identity of the pedagogue during and at the end of the Pedagogy course. This reflection, was carried out on the basis of: Brzezinski (1994, 1996, 2011, 2014); Houssaye (2004); Marcelo Garcia (2009, 2012), Franco (2008), Hagemeyer (2008; 2012), Pinto (2006), Pimenta and Lima (2012); Lüdke and Boing (2004), Hagemeyer (2006, 2010) and Giroux (1997), who deals about the formation and performance of the pedagogue, as a transforming intellectual. In the questions related to theory and practice developed in the classes of the disciplines, we resort Nóvoa's (1991) theories; Tardif (2013); Zeichner (2010); Küenzer (2009, 2003a, 2003b); Look (2011). Regarding the work of the pedagogue together with the teachers, the analysis of the school pedagogical action was carried out based on in Gauthier (2013), Tardiff (2002) and Lee Shulman (1987; 2005). We sought to consider the insertion of trainees at school culture and its influence on the constitution of the professional identity of the pedagogue's that led us to understand the production of this process, based on Fourquin (1992) and Viñao-Frago (2000), considering Bourdieu's concept of habitus (2009, 2010, 2013). The investigation was carried out based on the methodology of ethnographic research, from qualitative research procedures by Lüdke and André (1986) and Minayo (1994, p.21), and the use of narrative (auto)biographical research methodology (Abrahão, 2003; 2007). Participant observation was carried out in a class of 16 students, from the 5th year of the Pedagogy course, in the subjects OTP and Supervised Internship, in 2018. The supervising teacher participated in the research. We applied the semi-structured questionnaire to 9 students and at the end an interview was conducted with 5 students. The internship groups were concentrated in two large state schools (Colégios A and B), chosen due to the great professional experience of the supervisors. It is emphasized in the training provided to the students. the principle of integration historically adopted in the referred disciplines. It was observed that the methodology employed allowed the students to acquire knowledge about pedagogical science, for mastering the pedagogical work. This knowledge were articulated from of integrative themes, taking into account the social and contextual processes cultural aspects in the formation of the pedagogue. It was found that problematization, research, the mediating attitude of the pedagogue, and the activities with the pedagogues Internship supervisors, constituted relevant points and drivers of the formation and initial constitution of the students' professional identity.
Collections
- Teses [359]