Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpinillo, Carla Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorReis, Edilson Thialison da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T15:37:32Z
dc.date.available2023-02-27T15:37:32Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81285
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Carla Galvão Spinillopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 31/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores em saúde. Dentre esses recursos, vale destacar a utilização de e-books didáticos interativos. Assim, como os outros suportes de leitura, a interface de um e-book didático interativo em saúde, precisa passar por avaliações com o intuito de diminuir as barreiras informacionais propostas em seus elementos gráficos. Nesse sentido, esta tese apresenta o desenvolvimento de um método de avaliação de e-books didáticos interativos, levando em consideração os stakeholders do processo de design desses e-books. O método buscou sanar a lacuna da bibliografia especializada e das dificuldades dos stakeholders do processo. Tendo como objetivo avaliar a funcionalidade do e-book, identificando os problemas específicos dos elementos gráficos e interativos que compõe essa interface. Para este desenvolvimento, foi necessária a utilização da setapas do Design Science Research: exploração, proposição, avaliação e ajuste. Na fase de exploração foi realizada entrevistas com os stakeholders do processo de design de e-books da Una-SUS/UFMA, em seguida foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as possibilidades para sanar as dificuldades apontadas pela equipe e estruturar o referencial teórico desta tese. No segundo momento, levando em consideração os requisitos da fase anterior, foi desenvolvido o método de Avaliação de E-books Didáticos Interativos - AEDI. E por fim, foi realizado a avaliação e ajustes do método, levando em consideração a expertise de designers gráficos, designers instrucionais, e desenvolvedores de interface, ou seja, os stakeholders do processo de design de um e-book. Como desdobramentos futuros temos a inclusão de novos participantes na avaliação e no desenvolvimento, assim como a utilização de outras metodologias e instrumentos de pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Permanent Health Education, as a ministerial policy, has used various technologies as a tool, through distance education, as a facilitating resource for the continuing education of health workers. Among these resources, it is worth mentioning the use of interactive didactic e-books. Thus, like other reading supports, the interface of an interactive didactic e-book in health needs to go through evaluations with the purpose of reducing the informational barriers proposed in its graphic elements. In this sense, this thesis presents the development of an evaluation method for interactive didactic e-books, taking into consideration the stakeholders in the design process of these e-books. The method sought to fill the gap in the specialized bibliography and the difficulties of the stakeholders in the process. Its objective was to evaluate the function ality of the e-book, identifying the specific problems of the graphic and interactive elements that compose this interface. For this development, it was necessary to use the stages of Design Science Research: exploration, proposition, evaluation, and adjustment. In the exploration phase, interviews were held with the stakeholders of the e-book design process at the Una-SUS/UFMA, followed by a bibliographic survey on the possibilities of solving the difficulties pointed out by the team and of structuring the theoretical framework of this thesis. In the second moment, taking into consideration the requirements of the previous phase, the Evaluation of Interactive Didactic E-books - AEDI method was developed. And finally, the method was evaluated and adjusted, taking into consideration the expertise of graphic designers, instructional designers, and interface developers, that is, the stakeholders in the design process of an e-book. As future developments, we have the inclusion of new participants in the evaluation and development, as well as the use of other methodologies and research instruments.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleInterfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMApt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples