Ateliê (des)educador
Resumo
Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que alinhava os conceitos com os efeitos das "aulas" de artes, um processo que compõe junto ao método da cartografia, aqui compreendido através de pistas de Rolnik (2006), Kastrup (2015) e seus parceiros de escrita. É com o movimento da pesquisa que a professora se percebe uma educadora-artista-cartógrafa que costura palavras, registros e cartas para (a)bordar os afetos que a atravessaram no percurso, junto aos rastros deixados no ateliê, sejam eles produzidos pelas propostas escolares ou pelos desejos das educandas e dos educandos. Esta cartografia apresenta os ateliês de arte como propositores de ações e movimentações, introduzindo a ideia de um espaço criado especialmente para a área das artes visuais no ambiente escolar, tal como relata a sua (des)construção ao abrir-se às possibilidades das infâncias e dos materiais. Pensado com As Heterotopias de Michel Foucault (2013), essa dissertação entende o espaço escolar como um espaço-outro, uma (des)forma de olhar, que convida a educadora e as crianças a estar, a permanecer e a perceber a "sala de artes". Com a noção de Educação Menor proposta por Sílvio Gallo (2002; 2015; 2016), o ateliê se tece como um espaço (des)educador ao compreender a educação como um acontecimento, percebendo os encontros, as conexões, os entres e as desterritorializações dos processos no cotidiano. O Ateliê (des)educador manifesta as experiências de seus cinco anos em uma escola de educação infantil e com os registros dos passos no espaço, convoca as subjetividades da educadora, que registra rastros nas páginas desta cartografia. Abstract: This research narrates an encounter between an atelier, art and childhoods, where the space manifest trails of presences and other ways of thinking education. As the authors are introduced, the writing finds the line that aligned the concepts with the effects of the arts "classes", a process that composes together with the cartography method, here understood through clues from Rolnik (2006), Kastrup (2015) and their writing partners. It’s with the research movement that the teacher sees herself as a educator-artist-cartographer that sews words, records and letters to address the affections that crossed her in the path, next to the traces left in the atelier, whether they are produced by school proposals or by the wishes of the pupils. This cartography presents the art atelier as proposers of actions and movements, introducing the idea of a space created especially for the area of visual arts in the school environment, as reported its (de)construction by opening up to the possibilities of childhood and materials. Conceived with The Heterotopias by Michel Foucault (2013), this dissertation understands the school space as an other-space, a (dis)way of looking, which invites the educator and the children to be, to remain and to perceive the "art room". With the notion of Minor Education proposed by Sílvio Gallo (2002; 2015; 2016), the atelier weaves itself as a (un)educating space by understanding education as an event, realizing the encounters, connections, the in between and deterritorializations of processes in everyday life. The (dis)educator atelier manifests the experiences of its five years in a kindergarten and with the records of the steps in space, it summons the subjectivities of the educator, who registers traces on the pages of this cartography.
Collections
- Dissertações [178]