Ciclo de estudos da educação da vida – CEEV e a formação continuada dos profissionais da área da educação : autoconhecimento, relações interpessoais e rede de parcerias aprimorando os processos educativos
Abstract
Resumo: O projeto "Ciclo de Estudos da Educação da Vida – CEEV e a Formação Continuada dos Profissionais da Área da Educação" é um curso de extensão universitária, com duração de 3 (três) anos e carga horária de 200 (duzentas) horas, que visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem em diversos estados do Brasil, abordando questões que envolvem relações interpessoais de toda a comunidade escolar e dos processos pedagógicos. Por meio de debates, estudos em grupo, rodas de conversa, oficinas, escritas do memorial de formação, elaboração de um pré-projeto, aplicação do projeto pedagógico, relatório final e outras atividades pedagógicas, pretende-se colaborar e conduzir os profissionais da área da Educação ao autoconhecimento e consequente autoaprimoramento, capacitando-os através do desempenho efetivo e eficaz de suas funções, bem como proporcionarlhes o seu aprimoramento espiritual, cognitivo, ético, moral, cultural e social e assim contribuir na construção de soluções coletivas (solidárias e responsáveis) para os desafios enfrentados pelas unidades escolares. O projeto é desenvolvido baseado nos Princípios e Fundamentos da Educação da Vida, preconizado pelo fundador da Seicho-No-Ie, professor Masaharu Taniguchi. O eixo norteador é a afetividade, com intuito de reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, ou seja, fazer uma profunda reflexão acerca da forma como se vê o ser humano. O curso existe há 13 anos. Em 2007, formou-se uma turma "piloto" em São Paulo com aproximadamente 35 alunos. Ao longo desses anos percebeu-se em vários momentos a necessidade de ajustes no desenvolvimento do projeto. A partir de 2018, as atividades desse projeto foram se somando às experiências e às trocas ocorridas com os amigos da ANE – Alternativas para uma Nova Educação, um curso de especialização da Universidade Federal do Paraná – UFPR Litoral. Desta parceria surgiram contribuições para ampliar a visão de como se poderia colaborar, ainda mais, com os cursistas na caminhada em direção aos objetivos estabelecidos. Neste trabalho, relata-se um pouco destes encontros do CEEV e da ANE mediados pela condição pessoal de sujeitos deste processo de transformação. A cada encontro foi possível identificar os avanços principalmente em relação às ressignificações necessárias para a renovação de determinados conceitos e formas de trabalho em equipe. As visitas aos projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE reforçaram ainda mais a importância da mudança dentro do processo, e de como é importante a rede de trocas e parcerias para despertar a busca do autoconhecimento e para transformar nosso pensamento, nossas relações e nossas realidades.