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    Educação superior e qualidade de vida : intervenção pela arte e expressão através das cores

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    R - D - FABIANA VISSOTO SPOSITO.pdf (15.33Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Sposito, Fabiana Vissoto
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A educação superior apresenta uma diversidade de desafios ao estudante que interferem no seu desenvolvimento, na sua aprendizagem, na sua qualidade de vida de forma geral. A arte pode ser um mediador, facilitador que contribui para a melhora dessa qualidade de vida na educação. Partiu-se do referencial teórico de Steiner, Goethe e Collot d'Herbois, com o objetivo de compreender como a arte pode promover qualidade de vida na educação superior. A pesquisa foi mista, com delineamento do tipo intervenção. A intervenção ocorreu por meio da realização de oficina com universitários vinculados aos programas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná. O instrumento quantitativo WHOQOL-bref foi aplicado antes e após a realização de doze encontros da oficina, com os grupos: intervenção e controle. Em cada dia de atividade da oficina foi realizada coleta de dados qualitativos por meio de ficha de registro das percepções e pelas perguntas disparadoras de diálogo no grupo focal. A análise comparou os dados intra e inter grupos, integrando os resultados qualitativos e quantitativos, o que revelou a contribuição da arte de modo signitivamente estatístico em três domínios específicos da qualidade de vida e qualitativamente relevante em todos os domínios.
     
    Abstract: Higher education presents different challenges to the student, which interfere with their development, their learning, and their quality of life in general. Art can be a mediator, a facilitator to improve quality of life in education. It started with a theoretical framework that included contributions of Steiner, Goethe, and Collot d'Herbois to understand how art can promote quality of life in higher education. The research was mixed, with an intervention design. The intervention occurred during workshops with university students linked to the Dean of Student Affairs programs at the Federal University of Paraná. The WHOQOL-Bref instrument was applied to both groups before and after the completion of twelve workshop. On each day of the workshop activity, data collection was carried out through a registration form of perceptions by all participants in the intervention group and by the researcher, as well as the realization of the focus group. The analysis compared intra- and inter-group data, integrating qualitative and quantitative results, which revealed the contribution of art in a statistically significant way in specific domains of quality of life.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80922
    Collections
    • Dissertações [1014]

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