"A UEM vai ficar preta!" : análise do processo de implementação de cotas para pessoas negras na Universidade Estadual de Maringá
Abstract
Resumo: Esta dissertação percorre os caminhos traçados na luta pela implementação da política de cotas raciais na Universidade Estadual de Maringá, localizada no norte do Paraná. Objetivou-se compreender a atuação de movimentos sociais negros e estudantis e a mobilização de professoras e professores, que resultaram na adesão de cotas raciais no dia 20 de novembro de 2019, por parte dessa instituição. A partir da análise de documentos e de entrevistas realizadas com estudantes, ativistas e professores que participaram ativamente da campanha, busquei analisar e descrever os eventos ocorridos entre 2016 e 2019, que deram respaldo para a campanha política e culminaram na ratificação da política afirmativa. Considerando o meu envolvimento e proximidade com o objeto estudado, exponho que a presente pesquisa foi construída, em termos de fundamentação teórica e epistêmica, em diálogo com as produções acerca da antropologia em casa, abrangendo, portanto, o conceito de alteridade para além do exotismo imposto àquilo que figura como nativo no interior da teoria antropológica clássica. Abstract: This dissertation follows the paths traced in the struggle for the implementation of the racial quotas policy at the State University of Maringá, located in northern Paraná. The objective was to understand the performance of black social movements, students and the mobilization of teachers that resulted in the adhesion of racial quotas on November 20, 2019 by this institution. Based on interviews with students, activists and teachers who actively participated in the campaign, I sought to analyze and describe the events that took place between 2016 and 2019 that supported the political campaign and culminated in the ratification of the affirmative policy. Considering my involvement and proximity to the studied object, I expose that this research was constructed, in terms of theoretical and epistemic foundation, in dialogue with the productions about anthropology at home, thus encompassing the concept of otherness beyond exoticism imposed on what figures as native within classical anthropological theory.
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