"Se somos boas merendeiras é porque tivemos bons aprendizados!" : experiência das merendeiras do Colégio Estadual quilombola Diogo Ramos e a cultura alimentar no território
Abstract
Resumo: A pesquisa busca elementos para compreender a participação das merendeiras do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos na articulação de processos que garantam a Segurança Alimentar e Nutricional da comunidade quilombola João Surá Adrianópolis, Paraná. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é o mais antigo mecanismo de política pública que assegura acesso a alimentação, no entanto a partir de 2009 através da lei 11.947 que determina 30% das compras para alimentação virem da agricultura familiar, sendo que as comunidades quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais têm prioridade para a venda. Perante este cenário a pesquisa utilizou da abordagem qualitativa para aproximar-se do contexto de pesquisa para alcançar a construção teórica e intermédio com as interlocutoras. Aplicamos os métodos etnográficos, ancorando nos instrumentos: o diário de campo, observação participante e entrevistas. Apoiamos no diário pessoas da pesquisadora visto que esta havia trabalhado como merendeira, fator que aproximou o diálogo e questionamentos. Contudo, as merendeiras C.E.Q.D.R são centrais na na garantia de uma alimentação de qualidade para os educandos, através do trabalho desenvolvido por elas, que tem participação ativa pelo modo de organização comunitária que se estabelece na comunidade. Abstract: This research seeks to understand the participation of the school lunch ladies of the Quilombola Diogo Ramos State School in the articulation of processes that ensure Food and Nutrition Security in the Quilombola community João Surá Adrianópolis, Paraná. The National School Meals Program is the oldest mechanism of public policy that ensures access to food, however, since 2009, through law 11947, it determines that 30% of food purchases come from family farms, and that quilombola communities, indigenous peoples and traditional communities have priority in the sale. Given this scenario, the research used the qualitative approach to get closer to the research context to achieve the theoretical construction and intermediate with the interlocutors. We applied ethnographic methods, instruments used were the field diary, participant observation and interviews. We relied on the researcher's personal diary since she had worked as a lunch lady, a factor that brought the dialogue and questioning closer. However, the C.E.Q.D.R. lunch ladies are central in ensuring a quality diet for the students, through their work they have an active participation in the community organization mode that is established in the community.
Collections
- Dissertações [71]