As manifestações musicais das crianças na educação infantil e a posição do professor nesse contexto
Resumo
Resumo : Este trabalho monográfico diz respeito à música na Educação Infantil, partindo do objetivo de mostrar o quanto é presente e importante a expressão musical na infância e como os professores lidam com isso em diferentes momentos da rotina diária de classe. Além das reflexões iniciais sobre a música na infância, foram apresentados alguns movimentos importantes da música e da arte nas escolas desde o período da educação Grega até o atual panorama brasileiro. Também foi feita uma revisão sobre a questão de a música ser frequentemente apenas utilitária nos ambientes escolares. A partir das discussões de Romanellie Ilari, foi possível refletir sobre as práticas musicais na Educação Infantil e o que isso interfere no desenvolvimento da criança. Diante de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, o trabalho revela também o que pensam os professores de Educação Infantil sobre a musicalização. Através de observações feitas no ambiente de Educação Infantil, constata-se que as crianças fazem música o tempo todo e que é essencial o adulto agir como mediador para o bom desenvolvimento musical das crianças. Abstract : This monograph talks about the music on Early Childhood Education, beginning with the objective of showing how much is present and important the musical expression in the childhood and how the teachers handle with that in different moments of the daily routine in school. Beyond the first reflections about the music in the childhood, it was showed some important movements of the music and the art in the school since the Greek education until the current Brazilian scenario. It was also made a review explaining that the music has been frequently utilitarian on school spaces. From the arguments of Romanelli andIlari, it was possible to think about the musical practices on Early Childhood Education and what this interferes on the children development. Given the bibliographical researches and the researches in school, this study shows what the Early Childhood Education teachers think about the teaching of music in school. Through observations done on the Early Childhood Education spaces, it was possible to see that the children make music all the time and that it is essential the adult intermediating in the right way, in order that the nice musical development of the children become possible.
Collections
- Pedagogia [406]