dc.contributor.advisor | Zaleski, Tânia, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | Thiesen Junior, Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T13:54:50Z | |
dc.date.available | 2022-11-22T13:54:50Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80165 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dra. Tânia Zaleski | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 05/08/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Com uma diversidade na casa de 1,5 milhão de espécies animais o estudo da zoologia através do conhecimento de suas características morfológicas, comportamentais e fisiológicas torna-se praticamente impossível, tornando-o cansativo, enfadonho e baseado na memorização das características mais marcantes dos táxons. A sistemática filogenética propõe uma dinamização do ensino através da classificação dos organismos baseada em suas relações de proximidade evolutiva. Esse enfoque evolutivo utilizado para explicar a relação entre os grupos animais já consolidada na academia e nos cursos superiores, vem sendo implementada de forma crescente no Ensino Médio, em parte estimulada pelos concursos de vestibular para ingresso em universidades. Na mesma linha os livros didáticos começam a apresentar conteúdos relacionados a filogenia dos animais, mas ainda numa sequência linear e independente dos grupos. O presente trabalho de pesquisa buscou identificar como o conteúdo de zoologia é abordada nos livros didáticos de biologia da rede pública de ensino, oferecidos pelo PNDL 2018 e como esse conteúdo é cobrado nos principais vestibulares para ingresso em universidades da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, buscando traçar relações entre o que é ofertado nas escolas públicas e o que é cobrado nos exames de vestibular regionais. Para isso foram analisados 4 livros didáticos de Biologia, escolhidos no PNDL 2108 e analisadas 356 questões de biologia dos vestibulares mencionados. Como produto do TCM foi elaborada uma Unidade de Aprendizagem com o objetivo de preencher os possíveis hiatos encontrados no ensino da zoologia, permitindo com o que o aluno possa construir uma visão mais próxima da realidade no que diz respeito à classificação dos seres vivos, bem como oferecer uma ferramenta para melhorar o desempenho desses alunos em concursos de seleção. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: With a diversity in the house of 1.5 million animal species the study of zoology through the knowledge of its morphological, behavioral and physiological characteristics becomes practically impossible, making it tiring, boring and based on the memorization of the most striking characteristics of the onums. The phylogenetic system proposes a dynamic of teaching through the classification of organisms based on their relationships of evolutionary proximity. This evolutionary approach used to explain the relationship between animal groups already consolidated in academia and higher education courses has been implemented increasingly in high school, partly stimulated by entrance exams to universities. In the same vein, textbooks begin to present contents related to the phylogeny of animals, but still in a linear and independent sequence of the groups. This research study sought to identify how the content of zoology is addressed in the biology textbooks of the public school system, offered by the PNDL 2018 and how this content is charged in the main entrance exams for admission to universities in the public network of the States of Santa Catarina and Paraná, seeking to trace relationships between what is offered in public schools and what is charged in regional vestibular exams. For this, 4 biology textbooks were analyzed, chosen in PNDL 2108 and analyzed 356 biology questions of the mentioned vestibular. As a product of the TCM, a Learning Unit was developed with the objective of filling the possible gaps found in the teaching of zoology, allowing with the student can build a closer view of reality about the classification of living beings, as well as offer a tool to improve the performance of these students in selection contests. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Exame vestibular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia Geral | pt_BR |
dc.title | Ensino da zoologia sob uma perspectiva filogenética | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |