Um mapeamento dos estudos sobre a transição democrática na Africa do Sul
Resumo
Resumo: A presente dissertação é uma proposta de revisão de escopo da literatura dos estudos sobre transição democrática na África do Sul. Um trabalho que se propôs a responder a seguinte questão: como a ciência política e as relações internacionais estudaram a transição democrática no caso sul africano? Um caso bastante emblemático que se tornou objeto de pesquisa de inúmeros trabalhos nas últimas décadas. Uma pesquisa de caráter exploratório desenvolvida a partir do processamento dos dados obtidos dos periódicos indexados na base da Scopus, que inicialmente totalizavam 227 trabalhos. Um N que foi reduzido a 154, após a filtragem utilizando o recorte temporal (1996 a 2021), o recorte por área do conhecimento (ciências sociais) e por formato (artigos). Em seguida, os metadados foram tratados com auxílio das ferramentas VOSviewer e Bibliometrix (RStudio), analisados e mapeados com a finalidade de compreender o comportamento da bibliografia base, das teorias utilizadas pelos estudos e as subáreas desses artigos. A hipótese levantada foi a de que os trabalhos provavelmente se encaminhariam para oito subáreas temáticas (que compõem de forma geral as áreas de relações internacionais, ciência política e ciências sociais). Após o mapeamento foram verificadas a existência de nove áreas temáticas, uma a mais do que a prevista. Ao final, analisou-se qualitativamente o comportamento dos cinco artigos mais influentes de cada uma das nove subáreas temáticas identificadas. Os 45 artigos totalizam uma amostra analisada e classificada de acordo com correntes teóricas da transição democrática, local de origem desses estudos, período e metodologia empregada. Dessa forma, o estudo se propôs a desenvolver um panorama teórico e metodológico capaz de organizar a literatura de um caso em particular, que possui uma produção científica significativa, e poderá assim se tornar base para futuros trabalhos sobre os processos que envolvem uma mudança para um regime democrático, e a metodologia e processos aqui utilizados possuem potencial para replicabilidade em outros estudos das áreas de ciências humanas. Abstract: The present dissertation is a proposal for a scoping review of the literature on studies on democratic transition in South Africa. A work that set out to answer the following question: how have political science and international relations studied the democratic transition in the South African case? A very emblematic case that has become the object of research in numerous works in recent decades. An exploratory research developed from the processing of data obtained from journals indexed in the Scopus database, which initially totaled 227 works. An N that was reduced to 154, after filtering using the temporal cut (1996 to 2021), the cut by area of knowledge (social sciences) and by format (articles). Then, the metadata were processed using the VOSviewer and Bibliometrix (RStudio) tools, analyzed and mapped in order to understand the behavior of the base bibliography, the theories used by the studies and the subareas of these articles. The hypothesis raised was that the works would probably be directed to eight thematic sub-areas (which generally comprise the areas of international relations, political science and social sciences). After the mapping, nine thematic areas were verified, one more than expected. At the end, the behavior of the five most influential articles in each of the nine thematic sub-areas identified was qualitatively analyzed. The 45 articles total a sample analyzed and classified according to theoretical currents of the democratic transition, place of origin of these studies, period and methodology used. In this way, the study aimed to develop a theoretical and methodological overview capable of organizing the literature of a particular case, which has a significant scientific production, and may thus become the basis for future works on the processes that involve a change to a democratic regime, and the methodology and processes used here have the potential to be replicated in other studies in the areas of human sciences.
Collections
- Dissertações [98]