Atendimento imediato ou cuidado Precoce? : análise dos discursos publicitários do Governo Federal sobre a Covid-19
Resumo
Resumo : Considerando o embate de opiniões entre cientistas e as principais autoridades políticas do Brasil sobre a melhor maneira de enfrentar a pandemia de Covid-19 no país, objetiva-se analisar o discurso publicitário do Ministério da Saúde (MS) sobre a doença. Até setembro de 2021 foram veiculadas 29 campanhas, optando-se por analisar duas delas: Cuidado Precoce (2020) e Atendimento imediato (2021), que abordavam um mesmo tema mas foram produzidas sob diferentes gestões do MS. Para tanto, aborda-se o conceito de publicidade e propaganda e comunicação governamental, contextualiza-se a Covid-19 no Brasil e problematiza-se as narrativas dos objetos estudados a partir da Análise de Discurso (AD). Desse modo, observa-se que em campanhas sobre o novo coronavírus foram utilizadas palavras e expressões que confundem o enunciatário e remetem a falsos tratamentos contra a doença, além de comunicar recomendações que não são seguidas nem pelos enunciadores. Isso permite observar que há indícios de interferência política nos discursos, que a partir de pressupostos e subentendidos focam em aspectos ideológicos enquanto aspectos técnicos ficam em segundo plano
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