Da gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento
Resumo
O presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações à atual forma de organização escolar, que vive e se relaciona intimamente com os pressupostos da educação bancária e é também, uma proposta de organização escolar baseada no desenvolvimento humano por meio do movimento, do corpo e das práticas corporais, tendo em vista os inúmeros benefícios, da correlação entre corpo e mente, para o aprendizado do bem viver, contrapondo o modelo mecanicista e competitivo, de segregação social e opressão. Buscando o despertar da autonomia por meio da livre expressão corporal e da educação sensível. Construindo a autonomia das crianças, partindo da realidade, dos interesses e necessidades delas, nesse sentido contribuindo para alcançar uma Gestão Democrática em respeito infância. Nosso aporte teórico teve como autores FREIRE (2017); MONTESSORI (1936); BERGE (1975), entre outros. Tivemos como instrumento de coleta de dados entrevista com os educandos e observação direta das práticas e métodos adotados pelos educadores, buscando uma resignificação dos objetivos escolares e a superação de paradigmas tradicionais.