Concorrência e inovação no mercado de comunicação
Resumo
Resumo: O presente trabalho faz um estudo acerca da prática da inovação no ambiente corporativo, com enfoque no mercado de comunicação. A análise leva em conta os preceitos do economista Joseph Schumpeter, que destaca a importância das empresas inovarem para garantirem sua sobrevivência. Com a evolução tecnológica é possível desenvolver novos produtos e processos de produção que podem render diferenciais em determinados ramos econômicos. No caso da comunicação, no entanto, barreiras institucionais e organizacionais limitam essa transição. O setor vive um momento de crise, graças à queda no número de leitores e da receita oriunda via publicidade. A inovação surge como uma alternativa para reorganizar as atividades, mas as empresas de comunicação ainda lidam de forma tímida com o tema. Casos práticos mostram que a repetição ou imitação de estratégias ainda é recorrente neste ramo de atividade, em detrimento à adoção de transformações estruturais, capazes de quebrar paradigmas no setor.
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- Ciências Econômicas [2072]