Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Regina Maria Schimmelpfeng dept_BR
dc.contributor.otherBencostta, Marcus Levy Albino, 1936-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T15:03:55Z
dc.date.available2019-11-21T15:03:55Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7924
dc.descriptionOrientador: Marcus Levy Albino Bencosttapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Historia e historiografia da educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A Deutsche Schule, uma escola alemã, sediada na capital do Paraná, é o objeto de estudos desta investigação histórica que compreende o período 1884-1917. Utiliza-se da cultura escolar como categoria de análise, pelo seu caráter aglutinador, abarcando diversos aspectos institucionalizados da organização escolar bem como as maneiras de pensar e agir da sociedade na qual ela se insere. Nesta perspectiva, a elaboração deste trabalho pautou-se por tentar compreender as imbricações entre escola/sociedade e/ou educação/cultura, tornando visível aquele espaço criado e mantido por imigrantes alemães e/ou seus descendentes. A investigação apoiou-se em fontes diferenciadas – a imprensa local, as Correspondências de Governo, a legislação vigente, os materiais produzidos por e para a escola – as quais, analisadas relacionalmente, possibilitaram uma aproximação com a individualidade dessa instituição de ensino e a interpretação das práticas escolares ali realizadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Deutsche Schule, a German school located in the capital of the state of Paraná, is the object of study of this historical investigation that encompasses the period of 1884-1917. It utilizes the school culture as an analysis category, due to its unifying character, including several institutionalized aspects of the school organization, as well as the ways of thinking and acting of the society in which it was inserted. With such perspective, the elaboration of this study intends to understand the liaisons between school/society and/or education/culture, highlighting the space that was created and kept by German immigrants and/or their descendants. The investigation was based upon different sources – the local press, Government Correspondences, the current legislation of the time, material produced by and for the school – which, analyzed in relation to each other, provided proximity to the individuality of this educational institution, and the interpretation of the school practices that were utilized there.pt_BR
dc.format.extent261 f. : il. algumas color., retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlemães - Educação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação - História - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTeses - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDeutsche Schule, a escola alemã de Curitiba : um olhar histórico (1884-1917)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record