Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
Resumo
Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. Nesse sentido, Gianni Rodari, em seu livro Gramática da Fantasia (1982), ao apresentar diversas propostas lúdicas, que evidenciam o erro não como algo equivocado e a ser consertado, mas como possibilidades criativas de escrita, se mostra como uma alternativa consistente para aplicação e incentivo às produções textuais em sala de aula, bem como para suas reescritas. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Curitiba, tendo por base a sequência expandida de Cosson (2020). Utilizando-se das reflexões de Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla-Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), a pesquisa destaca a eficácia da utilização de propostas criativas nas produções textuais, destacando-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Abstract: Forwarding and evaluating children's written production has always been a challenging topic in the classroom. Even more so with regard to proposals for correction and rewriting of texts constructed by them. In this sense, Gianni Rodari, in his book Gramática da Fantasia (1982), when presenting several playful proposals, which show the error not as something wrong and to be fixed, but as creative possibilities of writing, shows itself as a consistent alternative for application and encouragement of textual productions in the classroom, as well as for their rewriting. In this action research, the objective is to analyze the results of the application of some of the Rodarian proposals in the process of writing and rewriting the fictional narratives of students in a class of the 5th year of Elementary School, in a private school in the city of Curitiba, based on the expanded sequence of Cosson (2020). Using reflections from Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla- Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), the research highlights the effectiveness of using creative proposals in textual productions, highlighting them as possibilities in the formation of literary readers and writers in the early years of Elementary School.
Collections
- Dissertações [178]