Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Sérgio Luiz Carlos dospt_BR
dc.contributor.authorAbreu Junior, Edson de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T12:24:57Z
dc.date.available2022-09-27T12:24:57Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78918
dc.descriptionOrientador: Sérgio L. C. Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractResumo : A infância é o momento das grandes transformações a nível morfofuncional, psicológico, social e cognitivo dentre outras. As aquisições e experiências que a criança tem nessa idade se refletirão de modo positivo ou negativo durante toda a vida do individuo, podendo causar traumas permanentes. A participação de crianças em atividades esportivas deve ser planejada com base nas fases de desenvolvimento infantil, elas retêm informações importantes acerca do nível de habilidade e capacidades físicas que a criança se encontra. A criança dos 7 aos 12 anos de idade se encontra na fase da idade escolar, segunda infância, ou ainda período das operações concretas, que é caracterizada pelo momento em que se inicia o refinamento de habilidades motoras adquiridas na fase anterior, alem do aperfeiçoamento das capacidades físicas gerais. São evidentes também nessa fase fatores referentes ao psicológico da criança, como as evoluções, sobretudo nas relações interpessoais e ambientais. A criança já tem o conceito de reversibilidade e seu egocentrismo característico dos anos iniciais da infância já são minimizados. O Taekwondo, arte marcial, conhecida como, arte da totalidade (mente,corpo e espírito), nessa idade já pode ser praticada tranquilamente porem com treinos adequados a faixa etária atendida. Nesse sentido a necessidade de uma metodologia diferenciada para crianças se faz necessária. Os jogos e a infância são termos indissociáveis, sendo assim uma metodologia para o ensino do Taekwondo com base nos jogos é a forma mais eficiente e eficaz de desenvolver capacidades e habilidades motoras, alem de gestos técnicos referentes aos esportes de forma adequada a realidade da criançapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLuta (Esporte)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motor - Criançaspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleJogos de Taekwondopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples