Política de assistência estudantil na UFPR Litoral durante a pandemia de Covid-19 : uma análise de conjuntura
Resumo
Resumo: A assistência estudantil no Brasil inicia sua fase de expansão como uma política pública no ano de 2007 com o Plano Nacional de Assistência Estudantil, em 2010 ocorre sua institucionalização através do Decreto n° 7.234 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Esta pesquisa propõe-se a realizar uma análise de conjuntura da Assistência Estudantil na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral durante a pandemia de covid-19, a fim de compreender se as ações permeadas no PNAES têm sido executadas no período referido. Optou-se por uma abordagem conjuntural, valendo-nos ainda da pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionário para as/os profissionais da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários SEPOL que executam as ações. Com base nos resultados verificou-se que a UFPR Litoral tem realizado as ações para permanência estudantil, além disso, constatou-se que a UFPR implementou ações complementares a fim de contribuir para permanência estudantil na pandemia.