Abordagens da brincadeira nos cadernos de formação do colégio brasileiro de ciências do esporte (2009-2021)
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivo conhecer as abordagens acerca da brincadeira no Caderno de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte – RBCE. Para a delimitação do tema, foram utilizados estudos que se localizam dentro das três grandes áreas do conhecimento, a saber: Psicologia, Sociologia e História. Após a leitura e a reflexão de alguns trabalhos realizados nessas áreas, surgiu o questionamento: como a brincadeira é abordada nos Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte? Diante dessa pergunta, foram estabelecidos critérios de pesquisa no periódico considerando as ideias e a organização propostas pela autora Bardin (2011). Organizou-se a pesquisa de forma qualitativa, com a revisão dos artigos publicados, em um período de treze anos (2009 a 2021), no periódico. Após essa pesquisa e organização, foi estabelecido uma sistematização dos dados encontrados e, de forma indutiva, surgiram algumas categorias de análise, sendo elas: Categoria 1 – A brincadeira como caminho para uma aprendizagem cognitiva; Categoria 2 – A brincadeira como ferramenta de socialização; Categoria 3 – A brincadeira como instrumento de desenvolvimento individual da criança. Durante esta pesquisa, foi possível compreender as abordagens acerca da temática brincadeira no periódico citado, assim como, notou-se que a maioria das produções científicas publicadas e analisadas, no Caderno de Formação RBCE, abordaram a brincadeira sob um olhar Sociológico
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