Formação continuada online em comunicação alternativa para professores de educação especial
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Data
2022Autor
Rabitch, Gabrielli Cogrossi, 1996-
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Resumo: A Comunicação Alternativa inclui recursos, estratégias e técnicas para o desenvolvimento de uma comunicação alternativa à fala do indivíduo. O interlocutor ocupa um papel significativo neste processo, portanto é necessária uma formação desse profissional nos recursos, estratégias e adaptações utilizadas para a promoção da comunicação com sujeitos com NCC. A escola é um ambiente com potencial de promover o desenvolvimento pleno do sujeito e o professor tem participação direta neste processo, para promover além da comunicação, interações sociais. Esta pesquisa teve como objetivo Elaborar, implementar e descrever o desenvolvimento de um programa de formação continuada online para professores da educação especial com o tema: Comunicação Alternativa e Interlocutores por meio do ensino à distância. Participaram oito Professores de uma instituição de Ensino na Modalidade de Educação Especial e seus respectivos alunos, oito usuários de Comunicação Alternativa. O local em que a formação ocorreu foi em um Ambiente virtual com abrangência em todo território estadual, nomeado MOODLE-UFPR. Ao todo foram utilizados cinco instrumentos, sendo eles: Questionário Inicial, Questionário de Conhecimento Prévio, Protocolo de Registro do Desempenho dos Interlocutores, Protocolo de Validade Social e Diário de Campo. O procedimento de coleta de dados seguiu quatro estratégias principais: 1- Caracterização do público da formação, 2- Desempenho e participação dos participantes na formação, 3- Observação dos vídeos/ prática e 4- Validade Social do Programa. A pesquisa teve um caráter metodológico quantitativo e qualitativo. A Formação de Interlocutores em Comunicação Alternativa – FICA, contemplou um total de 65 horas, distribuídas em 13 semanas sendo uma unidade a cada 15 dias, totalizando 6 unidades com encontros síncronos e assíncronos. Com o material produzido durante a formação, foi possível observar uma mudança positiva no comportamento dos profissionais na categoria realização de atividade. É necessário que professor tenha conhecimento sobre sobre Comunicação Alternativa para utilizá-los no dia a dia e divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para as diferentes formas de comunicação humana. Uma formação na modalidade de Ensino a Distância tem potencial para ter a mesma validade de uma formação presencial, desde que seja pensada, elaborada e planejada cuidadosamente. Destaca-se a importância de pesquisas nesta área e a oferta de formação continuada para professores como Interlocutores em Comunicação Alternativa, principalmente para as regiões mais afastadas da capital. Abstract: Alternative Communication includes resources, strategies and techniques for the development of an alternative communication to the individual's speech. The interlocutor occupies a significant role in this process, so it is necessary to train this subject in the resources, strategies and adaptations used to promote communication with subjects with NCC. School is an environment with the potential to promote the full development of the subject, and the teacher has a direct participation in this process, to promote, besides communication, social interactions. This research aimed to design, implement and evaluate the development of a continuing education program for special education teachers with the theme: Alternative Communication and Interlocutors through distance learning. Eight teachers from a Special Education teaching institution and their respective students, eight Alternative Communication users, participated. The place where the training took place was in a virtual environment covering the whole state. Named MOODLE-UFPR. In all, five instruments were used, namely Initial Questionnaire, Prior Knowledge Questionnaire, Interlocutor Performance Registration Protocol, Social Validity Protocol, and Field Diary. The data collection procedure followed four main strategies: 1- Characterization of the training audience, 2- Participants' performance and participation in the training, 3- Observation of the videos/practice, and 4- Social Validity of the Program. The research had a quantitative and qualitative methodological character. The Training of Interlocutors in Alternative Communication - FICA, contemplated a total of 65 hours, distributed in 13 weeks, with one unit every 15 days, totaling 6 units with synchronous and asynchronous meetings. The researcher had access to 62 videos of communicative situations of the participants with their students that showed a positive change in the behavior of the professionals in the category activity accomplishment, however a difficulty of these professionals in involving their students in the reading and/or exposition of the materials, putting their students in a passive role. A training in the distance learning modality has the potential to have the same validity as a classroom training, as long as it is carefully thought out, elaborated and planned. The importance of research in this area and the offer of continuing education for teachers as Interlocutors in Alternative Communication is highlighted, especially for the regions far from the capital.
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