Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Rocha, Fernanda Simões, 1985-
Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Formação do Pedagogo Social no Brasil ainda é um assunto pouco abordado na formação acadêmica. O Parecer CNE/CP nº 5/2005 regulamenta o currículo atual para os cursos de Pedagogia no Brasil, este parecer determina que além da atuação do Pedagogo em espaços escolares, também deve ter a formação para atuação em espaços e contextos não escolares. Este trabalho teve como objetivo analisar as bases formativas do Pedagogo Social das duas principais Universidades de Curitiba que foram pioneiras na oferta do curso de Pedagogia em Curitiba. Primeiramente analisou-se a grade curricular dos cursos pesquisados, verificando se havia disciplina que contemplasse o tema Pedagogia em espaços não escolares. Na primeira parte da pesquisa, foi feita a comparação de grade curricular. Na segunda etapa da pesquisa, a partir da consulta ao Projeto Político Pedagógico – PPP verificamos se na ementa das disciplinas havia menção ao estudo da Pedagogia Social. Desta forma, foi possível perceber através dessa pesquisa que a Pedagogia Social tem ampliado seu campo de atuação, mas a formação dos profissionais dessa área e a definição de suas atribuições ainda se encontram em processo de construção, dado que os Cursos de Pedagogia e as Políticas Públicas na área da Assistência Social não possuem definições claras a esse respeito Abstract: The Social Pedagogue Training in Brazil is still a subject rarely approached in academic training. The Parecer CNE / CP n°. 5/2005 regulates the current curriculum for courses in Pedagogy in Brazil, this opinion states that beyond the role of pedagogue in school spaces, must also have the training to work in spaces in non-school contexts. This study aimed to analyze the formative foundations of Social Pedagogue in the three major universities in Curitiba that provide the pedagogy course. First we analyzed the curriculum of the courses surveyed, checking if there was discipline that approached the theme Pedagogy in non-school spaces. In this first part of the survey , which was only compared the curriculum. In the second stage of the research we contacted the institutions surveyed for consulting the Project Political Pedagogue - PPP and check if the menu was no mention of disciplines to the study of Social Pedagogy. So, it was revealed through this research that the Social Pedagogy has expanded its field of activity , but the training of professionals in this area and defining its duties are still in the construction process, given that the courses Pedagogy and Public Policy in the area of social assistance do not have clear definitions in this regard
Collections
- Pedagogia [406]