A educação ambiental no contexto da implementação da base nacional comum curricular e do novo ensino médio
Resumo
Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre a Educação Ambiental escolar dentro da concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da organização do Novo Ensino Médio. Em 2018 o Governo Federal aprovou a Base Nacional Comum Curricular etapa Ensino Médio (BNCC-EM), reestruturando esse nível de ensino e readequando os conteúdos a serem abordados em todo o Brasil. A Educação Ambiental permaneceu como um tema transversal, mas teve seu peso reduzido, sendo pouco abordada na nova legislação. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar alternativas para a inserção da Educação Ambiental a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto do Novo Ensino Médio no Colégio Militar de Curitiba (CMC). Buscou-se através dos objetivos específicos identificar quais os avanços e/ou retrocessos que a atual legislação traz para a prática da Educação Ambiental de uma forma interdisciplinar, contextualizada e emancipatória. Para tanto analisou-se, em um primeiro momento, a BNCC-EM à luz da perspectiva Crítica da Educação Ambiental. Em um segundo momento buscou-se perceber a concepção de Educação Ambiental dos professores do Ensino Médio, e como os professores inserem a Educação Ambiental em suas práticas cotidianas. Para alcançarmos os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, através do uso dos instrumentos pesquisa bibliográfica/documental, questionário on-line e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. A pesquisa bibliográfica/documental, o questionário on-line e a entrevista semiestruturada foram analisados a partir da análise interpretativa do pesquisador, sendo os resultados triangulados e discutidos à luz da Educação Ambiental Crítica. Foi possível perceber através da triangulação e compreensão dos dados que os professores enxergam nos Itinerários Formativos e nas disciplinas eletivas possibilidades de inserção da temática ambiental, apesar de relatarem dificuldades antigas para a prática da Educação Ambiental, como grande quantidade de conteúdos a ser ministrada, uma educação voltada à preparação para vestibulares, falta de interdisciplinaridade e de contextualização com o cotidiano dos estudantes. Dessa forma a reestruturação e organização do Novo Ensino Médio estabelecidas pela BNCC-EM podem possibilitar a inserção da Educação Ambiental, sobretudo na perspectiva crítica, se a prática docente se revestir de um movimento colaborativo, dialógico, crítico e reflexivo, que se intencione a debater e propor soluções para os problemas da comunidade onde vivem, levando em consideração todas as dimensões da vida (ambiental, econômica, política, cultural, social, etc.), em prol de um mundo socioambientalmente mais justo e solidário. Abstract: This study draws on recent debates about Environmental Education in schools as regards the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) and the organization of the new high school educational reform. In 2018, the Federal Government approved the National Common Core Curriculum for High School (BNCC-EM), restructuring it and adjusting the content to be covered throughout Brazil. Environmental Education remained a cross-cutting theme, but its weight was reduced, being little addressed in the new legislation. Hence, the objective of this study was to analyze how the inclusion of Environmental Education takes place within the context of the implementation of the National Common Core Curriculum in the New High School of Colégio Militar de Curitiba (CMC). Through the specific objectives, we sought to identify the advances and/or setbacks that the current legislation brings to the practice of Environmental Education in an interdisciplinary, contextualized and emancipatory way. To this end, this study firstly analyzed BNCC-EM in the light of the Critical Environmental Education perspective. Next, it sought to understand High School teachers’ conception of Environmental Education and how these teachers include Environmental Education in their daily practices. For that purpose, this study draws on qualitative exploratory research through the use of bibliographic/documentary research instruments, an online questionnaire and a semi-structured interview for data collection. The bibliographic/documentary research, the online questionnaire and the semi-structured interview were analyzed according to the researcher's interpretion, and the results were triangulated in the light of Critical Environmental Education. The triangulation and data analysis showed that teachers see the possibility of including Environmental study topics in the Formative Itineraries and in the Electives, despite reporting known difficulties in its teaching, such as the length of the syllabus, focus on university entrance exams, lack of interdisciplinarity and meeting students' daily lives context. Therefore, the restructuring and organization of the New High School by BNCC-EM can allow the inclusion of Environmental Education, especially from a critical perspective, provided teaching practices take on a more collaborative, dialogical, critical and reflective approach, with a view to debate and suggest solutions to the problems in their community, taking into account all dimensions of life (environmental, economic, political, cultural, social, etc.), in favor of a more social and environmentally fair world.
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