Profundezas biolinguísticas : uma investigação sobre as (possíveis) bases genéticas da linguagem
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objeto de investigação as (possíveis) relações entre genes e linguagem. Desde que a Gramática Gerativo-Transformacional (GGT) assumiu como uma de suas principais hipóteses de trabalho a ideia chomskyana de que a faculdade da linguagem é uma dotação biológica condicionada geneticamente, assumiu também o compromisso de estabelecer conexões plausíveis entre o programa inato de aquisição de uma língua qualquer (tradicionalmente referido como Gramática Universal) e o programa genético subjacente responsável pela codificação bioquímica destas propriedades linguísticas inatas. No entanto, apesar de a GGT ter assumido a etiologia genética da linguagem como um pressuposto fundamental, as relações concretas entre genes e linguagem permanecem relativamente inexploradas. O objetivo principal deste trabalho é exatamente explorar esta zona de interseção entre a Linguística e a Genética, analisando e problematizando um conjunto selecionado de textos e pesquisas relacionados ao tema. Para isso, partimos da definição do seguinte problema: (i) quais são e de que modo atuam os genes (ou fatores genéticos) que determinam a faculdade da linguagem?. Longe de oferecermos uma resposta categórica e completa a essa questão (até certo ponto ainda não disponível no atual estágio do conhecimento humano), apresentamos ao longo do trabalho informações, estudos, análises e reflexões que giram em torno de aspectos cruciais do problema delineado em (i). Inicialmente, realçamos a singularidade biológica da faculdade da linguagem (uma dotação cognitiva exclusiva da espécie humana), comparando-a com as competências comunicativas de outros animais; em seguida, apresentamos argumentos a favor da hipótese do inatismo linguístico, segundo a qual os seres humanos nascem com uma gramática geneticamente programada que lhes possibilita adquirir a língua de seu ambiente; a fim de materializarmos a discussão, apresentamos em um dos capítulos uma série de fatores genéticos que, quando afetados por mutações, dão origem a problemas linguísticos de natureza variada; dado o seu caráter paradigmático, dedicamos um capítulo inteiro ao gene FOXP2 e à família KE (um agrupamento familiar que possui entre seus integrantes indivíduos que apresentam um grave distúrbio de fala e de linguagem derivado de uma mutação pontual no FOXP2); ao final, retomamos alguns pontos do problema (i), contextualizando-o no quadro do Programa Minimalista. Apesar dos avanços tecnológicos de mapeamento entre fenótipo e genótipo e dos fortes indícios relacionados à vinculação entre genes e linguagem, ainda há muito o que se fazer a fim de descobrir quais fatores genéticos determinam a faculdade da linguagem, de queforma eles atuam e por quais propriedades linguísticas eles são responsáveis. Abstract: This thesis has as its object of investigation the (possible) relationships between genes and language. Since the Transformational-Generative Grammar (TGG) assumed as one of its main working hypotheses the Chomskyan idea that the language faculty is a genetically conditioned biological endowment, it has also assumed the commitment to establish plausible connections between the innate program of acquisition of any language (traditionally referred to as Universal Grammar) and the underlying genetic program responsible for the biochemical encoding of these innate linguistic properties. However, despite the fact that TGG has assumed the genetic etiology of language as a fundamental assumption, the concrete relationships between genes and language remain relatively unexplored. The main objective of this work is precisely to explore this area of intersection between Linguistics and Genetics, analyzing and problematizing a selected set of texts and researches related to the topic. For this, we start from the definition of the following problem: (i) What are the genes (or genetic factors) that determine the language faculty and how do they act?. Far from offering a categorical and complete answer to this question (to some extent not yet available in the current stage of human knowledge), we present throughout the work information, studies, analyzes and reflections that revolve around crucial aspects of the problem outlined in (i). Initially, we emphasize the biological uniqueness of the language faculty (a cognitive endowment exclusive to the human species), comparing it with the communicative competences of other animals; then, we present arguments in favor of the hypothesis of linguistic innateness, according to which human beings are born with a genetically programmed grammar that allows them to acquire the language of their environment; in order to materialize the discussion, we present in one of the chapters a series of genetic factors that, when affected by mutations, give rise to linguistic problems of a varied nature; given its paradigmatic character, we dedicate an entire chapter to the FOXP2 gene and the KE family (a family grouping that has among its members individuals who have a severe speech and language disorder derived from a point mutation in FOXP2); at the end, we return to some points of problem (i), contextualizing it within the framework of the Minimalist Program. Despite the technological advances in mapping between phenotype and genotype and the strong evidences related to the link between genes and language, much remains to be done to discover which genetic factors determine the faculty of language, how they act and for which linguistic properties they are responsible.
Collections
- Dissertações [358]