Show simple item record

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Jhonathan de Oliveira, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T16:13:24Z
dc.date.available2022-08-11T16:13:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77733
dc.descriptionOrientador: Leandro Siqueira Palcha.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A evolução é o conjunto de processo que leva a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, o acúmulo dessas modificações pode dar origem a novas espécies, assim como extinguir outras já existentes. Devido à alta complexidade do tema, aliado ao fato que está frequentemente associado a memorização de conceitos que envolvem até mesmo outras áreas do conhecimento, é comum observar um certo distanciamento por parte dos estudantes. Por esse motivo, faz-se necessário a utilização de práticas educativas que contribuam de forma significativa para a conexão dos alunos com os conteúdos que se relacionam a Evolução Biológica. Os jogos são excelentes ferramentas didáticas, pois remetem ao lúdico, proporcionando um ambiente mais estimulante e prazeroso e menos estressante, assim as contribuições dos jogos na vertente educacional são notavelmente expressivas, por tratarem de um facilitador no processo de aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um jogo didático sobre a temática de Evolução Biológica para os anos finais do Ensino Fundamental, exigindo para isso objetivos mais específicos como: i) investigar a pertinência dos jogos como ferramenta didática e sua contribuição para construção do conhecimento; ii) confeccionar um jogo de tabuleiro, envolvendo conceitos/processos relacionados a evolução biológica; iii) apontar possíveis abordagens e impactos que relacionem a utilização deste jogo para o ensino de evolução biológica; Em termos metodológicos, o jogo de tabuleiro intitulado "EVODECK" é composto por cartas instantâneas, cartas de benefício, cartas de prejuízo, manual/regras e uma ficha de avaliação fundamentada por pesquisas na área de jogos didáticos, esses elementos foram fundamentais para a confecção e inserção do jogo em uma sequência didática. Por meio dessas pesquisas, compreende-se que o jogo elaborado neste trabalho se assemelha a outras propostas didáticas voltadas para o ensino de Evolução Biológica, pois representa uma forma alternativa e fora do tradicional ao ensino de Biologia. Em consequência dessa pesquisa, conclui-se que os jogos didáticos contribuem ativamente para um aprendizado significativo sobre a Evolução Biológica.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvolução (Biologia) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleEvodeck : proposta de jogo de tabuleiro sobre evolução biológica para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record