dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Babiuk, Graciele Alves, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T17:51:38Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T17:51:38Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77721 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho objetivou analisar o perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras que participaram da turma 2/2020 no programa Pré-Pós UFPR. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa com recursos da pesquisa quantitativa, tendo as narrativas autobiográficas como fonte de dados. Em um primeiro momento foi analisado o perfil das pessoas inscritas, de concluintes e de mulheres negras que concluiram o Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós UFPR (Pré-Pós) na Turma 2/2020 por meio de levantamento de dados. No segundo momento e tendo como respaldo a pesquisa qualitativa, foram analisada 20 Cartas de Apresentação que mulheres negras elaboraram no ato da inscrição do Pré-pós e 7 Escritas Autobiográficas que integraram Oficina de Escrita Criativa. Os resultados apontam que as raízes dessas mulheres, as relações familiares e a ancestralidade são aspectos importantes na construção da identidade racial das interlocutoras Quanto às vivências, sobrevivências, superações e resistências, verifica-se que as interlocutoras constroem em seus cotidianos estratégias de sobrevivência, por meio de superação e resistências forjadas por meio da ocupação do espaço acadêmico, trazendo suas contranarrativas quanto a relevância que dar continuidade aos seus estudos têm para as mulheres negras e, em suas vivências, reconhecem o Pré-pós como importante ferramenta e oportunidade para avançar etapas acadêmicas posteriores a conclusão do Ensino Superior, como os cursos de mestrado e doutorado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aimed to analyze the profile and autobiographical narratives of black women who participated in the 2/2020 class in the Pre-Post UFPR program. Therefore, qualitative research is used as a methodology with quantitative research resources, having autobiographical narratives as a data source. At first, the profile of people enrolled, graduates and black women who completed the Pre-Academic Training Course: Affirmation in Post UFPR (Pre-Post) in Class 2/2020 was analyzed through data collection. In the second moment, and having as support the qualitative research, 20 Presentation Letters that black women elaborated in the act of registering the Pre-post and 7 Autobiographical Writings that were part of the Creative Writing Workshop were analyzed. The results show that the roots of these women, family relationships and ancestry are important aspects in the construction of the interlocutors' racial identity. As for the experiences, survivals, overcomings and resistances, it appears that the interlocutors build in their daily lives of overcoming and forged resistance through the occupation of the academic space, bringing its counter-narratives in terms of providing that continuing studies have for black women and, in their experiences, recognizing the Pre-Post as an important tool and opportunity to advance academic activities after the conclusion of Higher Education , such as master's and doctoral courses. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras - América Latina | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Pos-graduação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |