Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorBabiuk, Graciele Alves, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T17:51:38Z
dc.date.available2022-08-26T17:51:38Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77721
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetivou analisar o perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras que participaram da turma 2/2020 no programa Pré-Pós UFPR. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa com recursos da pesquisa quantitativa, tendo as narrativas autobiográficas como fonte de dados. Em um primeiro momento foi analisado o perfil das pessoas inscritas, de concluintes e de mulheres negras que concluiram o Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós UFPR (Pré-Pós) na Turma 2/2020 por meio de levantamento de dados. No segundo momento e tendo como respaldo a pesquisa qualitativa, foram analisada 20 Cartas de Apresentação que mulheres negras elaboraram no ato da inscrição do Pré-pós e 7 Escritas Autobiográficas que integraram Oficina de Escrita Criativa. Os resultados apontam que as raízes dessas mulheres, as relações familiares e a ancestralidade são aspectos importantes na construção da identidade racial das interlocutoras Quanto às vivências, sobrevivências, superações e resistências, verifica-se que as interlocutoras constroem em seus cotidianos estratégias de sobrevivência, por meio de superação e resistências forjadas por meio da ocupação do espaço acadêmico, trazendo suas contranarrativas quanto a relevância que dar continuidade aos seus estudos têm para as mulheres negras e, em suas vivências, reconhecem o Pré-pós como importante ferramenta e oportunidade para avançar etapas acadêmicas posteriores a conclusão do Ensino Superior, como os cursos de mestrado e doutorado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyze the profile and autobiographical narratives of black women who participated in the 2/2020 class in the Pre-Post UFPR program. Therefore, qualitative research is used as a methodology with quantitative research resources, having autobiographical narratives as a data source. At first, the profile of people enrolled, graduates and black women who completed the Pre-Academic Training Course: Affirmation in Post UFPR (Pre-Post) in Class 2/2020 was analyzed through data collection. In the second moment, and having as support the qualitative research, 20 Presentation Letters that black women elaborated in the act of registering the Pre-post and 7 Autobiographical Writings that were part of the Creative Writing Workshop were analyzed. The results show that the roots of these women, family relationships and ancestry are important aspects in the construction of the interlocutors' racial identity. As for the experiences, survivals, overcomings and resistances, it appears that the interlocutors build in their daily lives of overcoming and forged resistance through the occupation of the academic space, bringing its counter-narratives in terms of providing that continuing studies have for black women and, in their experiences, recognizing the Pre-Post as an important tool and opportunity to advance academic activities after the conclusion of Higher Education , such as master's and doctoral courses.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMulheres negras - América Latinapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãopt_BR
dc.subjectMulheres - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectMulheres na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples