Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
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Data
2018Autor
Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
Oliveira, Rafael de, 1996-
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Resumo : O ensino das Ciências têm sido um desafio para educadores na atualidade. O desenvolvimento de metodologias e estratégias é fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que a temática é tratada de forma fragmentada e descontextualizada com a realidade dos estudantes. A ciência tradicional é ensinada de maneira técnica com aspectos de racionalidade lógica e seguindo o rigor proposto pelo método científico, tendo pouca flexibilidade no momento de aprendizagem. Consequentemente há somente uma transmissão e memorização dos conteúdos sem um significado para o educando. Uma das possíveis formas de superar este problema é pelo uso de modelos didáticos como estratégias de ensino. Modelos auxiliam na sistematização e simplificação de realidades complexas, permitindo que os estudantes consigam elucidar processos que requerem alta capacidade de abstração. Sendo assim, o presente estudo descreve a confecção de um modelo didático sobre as leis de Mendel, o qual é composto por ratos de Biscuit com características fenotípicas visualmente perceptíveis e seus cromossomos, os quais são utilizados para simular o processo de segregação e recombinação durante a meiose. O modelo didático elaborado permitiu testar empiricamente quais os possíveis fenótipos herdados pelas gerações conseguintes e a razão pela qual as leis de Mendel apresentam proporções genotípicas e fenotípicas teoricamente estabelecidas. Como forma de validar e verificar a eficiência do uso do modelo desenvolvido, foi realizada uma pesquisa de caráter etnográfico aplicado à educação, com turmas de ensino superior da instituição, na qual o estudo foi desenvolvido.
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