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    Fisioterapia : Efeitos da equoterapia nos aspectos neuropsicomotores em crianças de 3 a 12 anos com transtorno do espectro do autismo

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    BRUNA FRACARO.pdf (885.5Kb)
    Date
    2018
    Author
    Fracaro, Bruna, 1997-
    Tassa, Chadia Mohamad, 1997-
    Doi, Gabrielle Esther, 1995-
    Paladini, Luis Henrique, 1997-
    Metadata
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    Subject
    Equoterapia
    Terapia assistida por animais
    Autistas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : A Equoterapia (EQ) utiliza o cavalo como principal instrumento de intervenção nas áreas de saúde. Evidências sugerem que este tratamento beneficia os aspectos psicomotores de indivíduos típicos ou não, melhorando as habilidades motoras, interação social, comunicação e integridade sensorial. Entretanto, o efeito da EQ no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ainda é pouco explorado. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da EQ nos aspectos neuropsicomotores em crianças de 3 a 12 anos com diagnóstico de TEA, dando ênfase na análise do equilíbrio, aspectos cognitivos, psíquicos e sociais, na coordenação motora fina e na integração sensorial dos participantes. Para testar esta hipótese, foram formados dois grupos: Grupo Experimental (GE, n=5), composto por crianças que estavam iniciando o tratamento de EQ (1 sessão por semana; 30 minutos durante 16 semanas), e Grupo Controle (GC, n=5), formado por crianças que não faziam EQ. Foram aplicadas a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM); Avaliação de Traços Autísticos (ATA) e Escala de avaliação do Perfil Sensorial Abreviado no início e final do tratamento em ambos os grupos. Nossos resultados mostram melhora significativa na motricidade global e linguagem, e aspectos psicossociais, respectivamente p<0,001 e p<0,04. Além disso, sugerem tendências de melhora na avaliação da motricidade fina, organização espacial, esquema corporal e equilíbrio (p<0,05; p<0,08; p<0,09, respectivamente). Não houve alteração significativa da integridade sensorial. Com este estudo pode-se concluir que a EQ foi eficaz em diversos aspectos neuropsicomotores de crianças com TEA e, portanto, pode ser uma ferramenta útil na aquisição de habilidades funcionais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77603
    Collections
    • Fisioterapia [36]

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