Retorno e custos da educação no Paraná
Abstract
Resumo:No debate acerca do desenvolvimento econômico a educação é freqüentemente apontada como uma forma indireta de alcançar o progresso econômico além de amenizar alguns problemas oriundos do subdesenvolvimento. O Brasil é conhecido por apresentar baixos números de desempenho escolar em função da falta de qualidade do ensino que oferece devido à escassez de recursos públicos. Pretende-se avaliar, através da base de dados da PNAD de 2005 e do método dos MQO, a alocação dos recursos destinados à educação por parte do governo do Estado do Paraná, levando em conta a taxa interna de retorno de cada nível escolar (fundamental, médio e superior). Identificou-se, então, que a taxa interna de retorno para o Estado é superior nos anos iniciais, devido aos baixos custos educacionais e ao efeito significativamente positivo da educação sobre os rendimentos nestes anos. Contudo, o efeito da educação sobre os rendimentos será sempre positivo e isso não desmerece a importância de todos os níveis escolares, de forma que o governo deveria equalizar o gasto/aluno a fim de obter uma TIR constante e equilibrada.
Collections
- Ciências Econômicas [2033]