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dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorValério, Camile Pazda Fagundes, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T19:57:31Z
dc.date.available2022-08-08T19:57:31Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77541
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Catarina Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 131-143pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa buscou compreender de que forma podem ser construídas condições que possibilitem a Participação Social das Crianças em relação aos Espaços Públicos das Cidades; a partir da análise do Projeto Cidade das Crianças, na perspectiva de três de seus representantes. Considerou-se os constrangimentos que perpassam as possibilidades de participação das crianças nos espaços públicos, especialmente nos grandes centros urbanos; tanto no que se refere a autonomia de mobilidade, quanto a sua representatividade política. Dois capítulos são dedicados para a discussão teórica de conceitos basais para essa investigação: o primeiro compreendeu a articulação entre as infâncias e os espaços públicos das cidades, tomando os referenciais dos Estudos da Infância como principal fundamentação, abarcando, também, a discussão quanto a Convenção sobre os Direitos das Crianças e alguns argumentos que a tensionam; o segundo, referiu-se a delimitação conceitual da Participação Social das Crianças, sendo empreendida a revisão sistemática de literatura, visando apreender a tratativa do tema nas pesquisas produzidas em âmbito nacional, enquanto Teses, Dissertações e Artigos Científicos. As entrevistas semiestruturadas, realizadas com três representantes do Projeto, constituíram a principal fonte de dados. Para tratamento e análise dos dados das entrevistas, utilizou-se um conjunto de técnicas fundamentadas na Análise de Conteúdo, na abordagem de Laurence Bardin (2016); resultando na construção de três Categorias Temáticas: "Concepções Estruturantes"; "Metodologia e seus desdobramentos" e "Atores Sociais e Relações Geracionais". É possível destacar que a compreensão da diversidade, intra e intergeracional; a confiança entre adultos e crianças e o envolvimento de uma extensa rede, composta por atores sociais diversos, compõem elementos significativos para que se construam condições e possibilidades de Participação Social das Crianças. Também se observou que, especialmente nos grandes centros urbanos, existem desafios complexos, os quais constrangem as possibilidades participativas e são de difícil transposição. Sugerese, para investigações futuras, a escuta das crianças que participam do Projeto no presente, e dos adultos, que participaram do Projeto quando de suas infâncias; para que seja possível indagar como a participação foi e é por eles percebida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research sought to understand how conditions can be built that enable the Social Participation of Children in relation to Public Spaces in Cities; from the analysis of the Project City of Children, from the perspective of three of its representatives. The constraints that permeate the possibilities of children's participation in public spaces were considered, especially in large urban centers; both in terms of mobility autonomy and political representation. Two chapters are dedicated to the theoretical discussion of basic concepts for this investigation: the first understood the articulation between childhood and public spaces in cities, taking the references of Childhood Studies as the main foundation, also covering the discussion about the Convention on Children's Rights and some arguments that tension it; the second referred to the conceptual delimitation of Children's Social Participation, with a systematic literature review being undertaken, aiming to apprehend the treatment of the theme in research produced at the national level, as Theses, Dissertations and Scientific Articles. Semi-structured interviews, carried out with three representatives of the Project, constituted the main source of data. To process and analyze the data from the interviews, a set of techniques based on Content Analysis, in the approach of Laurence Bardin (2016) was used, resulting in the construction of three Thematic Categories: "Structuring Concepts"; "Methodology and its consequences" and "Social Actors and Generational Relations". It is possible to highlight that the understanding of diversity, intra and intergenerational; trust between adults and children and the involvement of an extensive network, made up of different social actors, make up significant elements for building conditions and possibilities for Children's Social Participation. It was also observed that, especially in large urban centers, there are complex challenges, which constrain participatory possibilities and are difficult to overcome. It is suggested, for future investigations, to listen to the children who participate in the Project in the present, and to the adults, who participated in the Project during their childhood; so that it is possible to ask how participation was and is perceived by them.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrianças - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCriancas - Recreaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectInfância e juventudept_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleParticipação social das crianças nos espaços públicos das cidades : um estudo a partir da proposta do projeto "Cidade das Crianças" de Francesco Tonuccipt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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