dc.contributor.author | Mendes, Monica Eziquiel | pt_BR |
dc.contributor.other | Dalto, Fabiano Abranches Silva, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T13:27:28Z | |
dc.date.available | 2022-08-04T13:27:28Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77540 | |
dc.description | Orientador: Fabiano Abranches Silva Dalto | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Muitos autores, entre eles economistas, historiadores e sociólogos dedicaram-se ao estudo da moeda, sua origem, sua natureza e as relações econômicas e sociais das quais ela faz parte. Nesta monografia é apresentada uma visão alternativa da moeda e das principais relações que a cercam. Esta análise foi feita com base na linha de pensamento das escolas Austríaca e Cartalista. Os autores dessas duas escolas trataram diversas questões inerentes à moeda, entre elas, a origem da moeda, seu papel nas relações de mercado entre os agentes econômicos e sua relação com o Estado. Após a análise das duas teorias, foi feita uma comparação entre os principais pontos divergentes, no que tange a moeda e as relações das quais ela faz parte. Através da comparação foi possível concluir que a visão sobre a moeda desenvolvida pelos autores cartalistas é a que mais se aproxima do conceito da moeda existente em nosso sistema econômico. | pt_BR |
dc.format.extent | 71 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Moeda | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Escola classica de economia | pt_BR |
dc.subject | Escola austríaca de economistas | pt_BR |
dc.title | Visões alternativas da moeda : uma comparação entre as teorias das escolas austríaca e cartalista | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação | pt_BR |