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dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.authorMilitão, Léa Aparecida Marinho de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-01T16:56:51Z
dc.date.available2022-08-01T16:56:51Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77470
dc.descriptionOrientador: Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractResumo: São vários os avanços relacionados à área genética que instigam a curiosidade coletiva e que estão sendo divulgados pela mídia de modo superficial, ou seja, em desacordo com as orientações educativas, pois o entendimento da genética molecular e suas implicações requerem uma base sólida de conhecimento que deve ser adquirida na escola. O estudo da genética no espaço escolar do ensino médio, por sua vez, deve fomentar tanto a compreensão, quanto a autonomia dos alunos na manipulação de informações de cunho biológico amplo, de modo eficaz e eficiente. Neste sentido, considerando a necessidade de um processo ensino/aprendizagem cada vez mais eficiente e relevante, o presente trabalho desenvolveu e testou o material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa, buscando tornar alguns conceitos até então, amplamente abstratos, assimiláveis. No presente estudo, a aplicação de um pré-teste e um pós-teste possibilitou a averiguação do conhecimento prévio e ainda como o tema foi assimilado pelos estudantes, mediante o uso do modelo didático empregado com a aula expositiva. A grande maioria dos estudantes apresentou significativo interesse pelo uso do material didático referente ao núcleo celular e, obtiveram uma melhor assimilação do conteúdo. Sendo assim, uma aprendizagem é mais significativa, quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer, seja, visualizando um modelo didático ou, ainda, por meio, da interação e manuseio do material disponibilizado nas aulas de genética.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleMaterial didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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