Dificuldades e metodologias no ensino-aprendizagem : revisão bibliográfica
Resumo
Resumo: A genética é a ciência que estuda os caracteres transmitidos de geração em geração, e diante dos avanços tecnológicos nas pesquisas, está em constante transformação. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), a genética faz parte do currículo escolar do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Ela é imprescindível, pois permite ao aluno compreender a vida em toda sua complexidade e evolução. Por se tratar de uma ciência complexa, muitos alunos apresentam dificuldades, acarretando na desmotivação e desinteresse no aprendizado. Este artigo teve por objetivo realizar uma breve investigação na literatura sobre as principais dificuldades que professores e alunos apresentam no ensino-aprendizagem. As principais dificuldades apresentadas pelos professores ao ensinar genética ocorre pela falta de livros didáticos atualizados e mais contextualizados, que contemplem questões éticas da ciência; falta de formação específica na área de genética e por alunos que apresentam conhecimentos básicos e precedentes distorcidos e equivocados sobre a genética. Entre as principais dificuldades apresentadas pelos alunos está a dificuldade na memorização de conteúdos devido a terminologias complexas, resolução de problemas genéticos que utilizam cálculos de probabilidade matemática básica e análise combinatória, falta de materiais, contextualização e dinamização das aulas, carência de conteúdos no livro didático que se apresentam defasados, falta de conhecimentos científicos e tecnológicos e professores que se apresentam desmotivados e desatualizados para o ensino específico da genética. A utilização de atividades lúdicas, jogos e experiências simples favorecem o processo de ensino-aprendizagem, pois tornam a genética mais interessante e aproximam o contato professor-aluno diminuindo as dificuldades no ensino-aprendizagem.