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dc.contributor.advisorPagnan, Nina Amalia Branciapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Corine Vanessa Lospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-03T15:51:27Z
dc.date.available2022-08-03T15:51:27Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77360
dc.descriptionOrientadora: Nina Pagnanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o grande desafio do professor de biologia contemporâneo. Este trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de genética aliando a leitura e a problematização através do uso de heredogramas. Ao longo deste estudo foram usadas características fenotípicas dos estudantes, para, a partir disso, iniciar o processo de ensino aprendizagem, visando fortalecer a contextualização deste aprendizado, bem como para permitir que este conteúdo faça sentido à vida do estudante. Este tipo de metodologia favorece o anseio e desenvolve o desejo pela aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com o uso de textos diversos, encontrados na web, desde que mediados pelo professor, pode servir para o desenvolvimento de uma leitura crítica e concisa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genéticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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