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dc.contributor.advisorOliveira, Jaqueline Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorCanofer, Fabiana Baumelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T18:38:07Z
dc.date.available2022-07-27T18:38:07Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77356
dc.descriptionOrientadora: Jaqueline Carvalho de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de Biologia nos dias atuais apresenta inúmeros desafios, entre eles podemos citar a falta de estrutura física das escolas, falta ou precariedade dos materiais pedagógicos, pouco interesse por parte dos estudantes, complexidade do conteúdo a ser trabalhado frente à quantidade de horas aulas semanal, entre outros. Todos esses fatores fazem com que o professor de Biologia precise buscar estratégias que possam superar essas dificuldades, despertando o interesse dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem. Objetivou-se utilizar a aula prática "extração do DNA da banana" como ferramenta de aprendizagem do conteúdo sobre a estrutura e função do DNA e derivações. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski - Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 22 estudantes do 1.º ano do ensino médio noturno. A intervenção foi realizada no período de um mês, dividida em 5 (cinco) momentos: aula teórica sobre ácidos nucleicos, avaliação prévia dos alunos por meio de questionário específico, realização da atividade prática: extração do DNA da banana, realização do relatório de prática e debate e por fim os alunos responderam novamente o questionário realizado na avaliação prévia para efeito de comparação. O resultado apresentado foi que os alunos obtiveram uma melhora no desempenho comparando-se a primeira aplicação do questionário (antes da prática) e na segunda aplicação (após a intervenção por meio da atividade prática). Conclui-se que a intervenção intencional e planejada do professor, inserindo práticas instigadoras e desafiadoras para os alunos durante as aulas, além das discussões sobre o tema e a reaplicação do questionário, pode sim interferir de maneira positiva no processo de aprendizagem, superando alguns dos muitos desafios encontrados no ensino de Biologia atualmentept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDNApt_BR
dc.titleUtilização da atividade prática extração do DNA da banana como facilitador do processo de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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