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dc.contributor.advisorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Elcio de Lara, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T13:43:50Z
dc.date.available2022-07-27T13:43:50Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77343
dc.descriptionOrientador : Claudimar Veigapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho foi elaborar uma estratégia comercial a ser adotada para atração, conquista e retenção de novos clientes no segmento de produtos hospitalares. Para isso foi realizada a aplicação de um questionário estruturado e adaptado. De forma aleatória, foram selecionadas 27 empresas clientes e não clientes na região da cidade de Ponta Grossa-PR, área de atuação da empresa. A amostragem da pesquisa foi composta por 9 Clínicas médicas, 8 Clínicas Odontológicas e 10 Clínicas Veterinárias. A pesquisa foi conduzida de forma face-toface através de um único pesquisador que, de forma presencial, entregou o questionário da pesquisa impressa para que a mesma fosse respondida. De acordo com as respostas, constatou-se que as compras são efetuadas em sua maioria pelo proprietário sendo o modo de compra e divulgação de ofertas pelo aplicativo WhatsApp, sendo esta preferência associada à facilidade, tempo e custo. Quanto ao local de compras, os três tipos de clínicas compram em Ponta Grossa e Curitiba em sua maioria, porém, as clínicas veterinárias realizam grande quantidade de compras no estado de São Paulo. Os fatores que influenciam a decisão de compra pela empresa em questão foi qualidade, preço e atendimento. A frequência de compras nas três modalidades foi mensal e quinzenal com valor médio mensal acima de R$2.000,00. A modalidade de pagamento preferencial é via boleto e o tempo de entrega médio desejado foi de 2 dias. Baseado nos resultados obtidos pela aplicação do questionário, foi possível elaborar como "estratégia comercial" o estreitamento do relacionamento entre o representante comercial/vendedor com o profissional que realiza a compra, em sua maioria proprietários, intensificar a divulgação de produtos/promoções através do aplicativo WhatsApp, manter a venda de produtos no formato Delivery, determinar calendário para visita e revisita do representante comercial/vendedor. Além disso, foi observada a necessidade de ampliar a gama de produtos e pesquisar futuramente o motivo de preferência dos locais de compra em cidades diferentes de Ponta Grossa. Desta forma, torna-se viável a potencialização do volume de vendas e consequentemente o faturamento da empresa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHospitais - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectVendas - Planejamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleEstratégia comercial para conquista e retenção de novos clientes em uma empresa distribuidora de produtos hospitalarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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