Revisão sistemática : viabilidade de pesquisa no setor de novos serviços originados de produtos e marcas
Date
2019Author
Hirata, Gustavo Toshio Takaki
Metadata
Show full item recordSubject
Pesquisa de mercadoMarketing - Planejamento
Consumidores
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade de pesquisas no setor de serviços, mais específico para serviços originados do uso de produtos. Bens duráveis que possuem serviços para o seu uso sem a necessidade de compra do produto, como exemplo o serviço de transporte sem precisar comprar o carro. Outro exemplo, o baixo custo para adquirir um produto, porém com insumos próprios que gera uma rede de serviços da marca. Para o desenvolvimento dessa pesquisa os conceitos de marketing e branding são as bases para entender a marca e o relacionamento com o consumidor ao oferecer uma linha de serviços. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura no banco de dados da base SCOPUS. O resultado da pesquisa foi a seleção de poucos artigos relacionados ao tema, na maior parte de serviços relacionados a bancos, turismo, companhias aéreas e de telefonia. Os resultados indicam um gap de literatura e mostra a necessidade de novas pesquisas, não apenas no tema de serviços originados de produtos, mas formas de pesquisas com o consumidor de serviços. A originalidade e interesse desta pesquisa reside no fato de analisar o crescimento de novos serviços de compartilhamento de produtos, o avanço tecnológico e o aumento da consciência sustentável da população.
Collections
- MBA em marketing [268]