Gestão financeira de micro e pequenas empresas provedoras de internet no Brasil
Date
2020Author
Oniesko, Kelvin Julio, 1991-
Metadata
Show full item recordSubject
Pequenas e médias empresas - Administração financeiraProvedores de serviços da Internet
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo :No Brasil 99% das empresas são classificadas como micro e pequenas empresas, e estas são responsáveis por empregar 70% dos brasileiros no setor privado (SEBRAE, 2019). Devido à relevância econômica e social dessas empresas, este artigo visa estudar as micro e pequenas empresas provedoras de internet no Brasil e como elas se organizam financeiramente. Para tal feito realizou-se uma pesquisa quantitativa com o público alvo de modo online e anônimo. Participaram da pesquisa 141 empresas distribuídas entre 12 estados brasileiros. Os dados foram analisados com o auxílio do software Microsoft Excel. Os resultados encontrados demonstram que o tempo de existência influencia na percepção de mercado das empresas, também demonstraram que 77% das empresas participantes têm nível de liquidez superior a um. Dos problemas financeiros levantados, os impostos e taxas a pagar e a dificuldade de conseguir crédito e financiamentos são os maiores desafios à gestão dessas empresas.