Movimentações epistemológicas na linguística entre 1861 e 1880
Abstract
Resumo: Nesta dissertação, apresentarei um estudo do período entre os anos de
1861 e 1880 na linguística realizada nas instituições europeias. O trabalho possui
dois objetivos centrais: em primeiro lugar, submeter à crítica as análises já
realizadas do período nos âmbitos da filosofia da ciência (LEROUX, 2007), da
sociologia da ciência (AMSTERDAMSKA, 1987) e da historiografia linguística
(KOERNER, 1989g); em segundo, reanalisá-lo a partir de um quadro teórico da
filosofia da ciência sociológica e historiograficamente informado. Para tanto, parto do
pressuposto de que os valores cognitivos adotados pela comunidade de cientistas
desempenham um papel mais substancial do que os valores sociais defendidos
individualmente (LAKATOS, 1970; LACEY, 2008), ainda que os últimos se
manifestem em algum grau. Os linguistas do período considerados no trabalho serão
os seguintes: Johan Nicolai Madvig (1805-1886), Georg Curtius (1820-1885), August
Schleicher (1821-1868), Max Müller (1823-1900), Heymann Steinthal (1823-1899),
William Dwight Whitney (1827-1894), August Leskien (1840-1916), Berthold Delbrück
(1842-1922), Hermann Paul (1846-1921), Hermann Osthoff (1847-1909), Karl
Brugmann (1849-1919). Ao longo do trabalho, tentarei mostrar que o modelo de
ciência da linguagem proposto pelos jovens gramáticos (ou neogramáticos) se
diferencia do proposto por seus antecessores tanto no nível social quanto no
cognitivo. Abstract: In this dissertation, I will present a study of the period between 1861 and 1880 in Linguistics as executed in the universities of Europe. This work has two central aims: firstly, to submit to criticism past analysis of this period in the fields of Philosophy of Science (LEROUX, 2007), Sociology of Science (AMSTERDAMSKA, 1987), and Linguistic Historiography (KOERNER, 1989g); and secondly, reanalyse it through the lenses of a Philosophy of Science's framework sociologically and historiographically informed. I follow the assumption that the cognitive values adopted by the community of scientists plays a more substancial role than the individually advocated social values (LAKATOS, 1970; LACEY, 2008), even though the last manifest themselves in a certain level.. The linguists of the period considered in this work are the following: Johan Nicolai Madvig (1805-1886), Georg Curtius (1820-1885), August Schleicher (1821-1868), Max Müller (1823-1900), Heymann Steinthal (1823-1899), William Dwight Whitney (1827-1894), August Leskien (18401916), Berthold Delbrück (1842-1922), Hermann Paul (1846-1921), Hermann Osthoff (1847-1909), Karl Brugmann (1849-1919). In this work I will try to demonstrate that the model of science of language propposed by the young grammarians (or neogrammarians) is different from the one proposed by their predecessors both in the social and cognitive levels.
Collections
- Dissertações [346]