Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBedin, Evertonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorAfonso, Daniel Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T16:28:11Z
dc.date.available2022-11-03T16:28:11Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77250
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Everton Bedinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 13/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Vive-se em uma época em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) evoluem rapidamente e continuamente e, por isso, estão sendo cada vez mais vistas como ferramentas indispensáveis para o ensino e a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar as potencialidades de uma sequência de atividades no ensino de Cinética Química para o desenvolvimento dos Conteúdos Atitudinais, Procedimentais e Conceituais, considerando a utilização e a apropriação de diversas TDIC, dentre elas a utilização das plataformas: Whatsapp, Quizizz, Lucidchart, PhET e vídeos introdutórios. Neste trabalho, foram desenvolvidos pelo professor pesquisador dois aplicativos para smartphones Android através do software App Android II, onde os alunos podem interagir com vídeos curtos contendo pequenos experimentos e visualizar conceitos, gráficos e imagens que contribuem para auxiliar no processo de aprendizagem. Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais foram utilizados como embasamento teórico para a aplicação das atividades da pesquisa, que foi realizada em uma turma do 3º ano do curso de formação de docentes integrado ao ensino médio do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato no município de Pinhais – PR. A pesquisa foi de caráter qualitativo indutivo e os métodos utilizados para a construção de dados foram: diário de bordo, observações e questionários pré e pós aplicação do produto educacional. Interpretando os dados presentes nos questionários e nas observações de sala de aula, pode-se aferir que as atividades desenvolvidas com as TDIC trouxeram maior interesse aos alunos, possibilitaram aulas mais dinâmicas e interativas, auxiliaram na contextualização do conteúdo de cinética química, criaram momentos de colaboratividade entre os sujeitos e, além de contribuírem significativamente para a aprendizagem dos mesmos, possibilitou a relação e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de cinética química.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We live in a time when Digital Information and Communication Technologies (DICT) evolve rapidly and continuously, and therefore are increasingly seen as indispensable tools for teaching and learning in all areas of knowledge. In this sense, this work aimed to analyze the potential of a sequence of activities in the teaching of chemical kinetics for the development of attitudinal, procedural and conceptual contents, considering the use of several DICTs, among them the use of platforms: WhatsApp, Quizizz, Lucidchart, PhET and introductory videos. In this work, two applications for Android smartphones were developed by the researcher teacher through the App Android II software, where students can interact with short videos containing small experiments and visualize concepts, graphics and images that contribute to assisting in the learning process. The conceptual, procedural and attitudinal contents were used as a theoretical basis for the application of the research activities, which was carried out in a class of the 3rd year of the teacher training course integrated to the high school of the Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato in the municipality of Pinhais – PR. The research was qualitative inductive and the methods used for the construction of data were: logbook, observations and questionnaires before and after application of the educational product. Interpreting the data present in the questionnaires and in the classroom observations, it can be seen that the activities developed with the DICT brought greater interest to the students, made possible more dynamic and interactive classes, helped in the contextualization of the chemical kinetics content, created moments of collaboration between the subjects and, in addition to contributing significantly to their learning, it enabled the relationship and development of conceptual, procedural and attitudinal contents in the teaching of chemical kinetics.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinetica quimicapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleTecnologias digitais e o desenvolvimento do conteúdo de cinética química : uma sequência de atividadespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples