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dc.contributor.advisorSouza, Thana Mara dept_BR
dc.contributor.authorMaciel, Eduarda Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T18:00:37Z
dc.date.available2022-08-04T18:00:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77221
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Thana Mara de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 02/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Não podemos, quando falamos da condição humana em Sartre, não falarmos em liberdade, no entanto, também não podemos deixar de pensar a facticidade na qual surge. Em vista disso, nos propusemos a desenvolver em nossa dissertação uma linha argumentativa que nos leve à compreensão dessa liberdade, que é absoluta, em relação com a coletividade humana. Centralizamos a nossa discussão sobretudo em O Ser e o Nada (2014), por nos apresentar os conceitos fundamentais necessários para essa dissertação; todavia, O Existencialismo é um Humanismo (1978) e A Questão Judaica (1995) serão também trazidos para a discussão por nos demonstrar de forma mais concreta e sintetizada alguns aspectos da doutrina existencialista. A discussão teórica abordada neste estudo não pretende esgotar as possibilidades do assunto, apenas desenvolver determinado ponto de vista, a partir de uma ordem das razões devidamente embasada. Por fim, gostaríamos também de encontrar uma via de reflexão com a atualidade em torno da importância da ética em nossa sociedade, em principal a ética existencialista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There is no way, when talking about the human condition in Sartre, to avoid talking about freedom; also, we cannot help but consider the facticity in which it arises. In light of this, the present dissertation proposes an argumentative line that leads to the understanding of this freedom, which is absolute in its relation to the human collectivity. The discussion focus itself mainly on O Ser e o Nada (2014), for presenting us with the fundamental concepts necessary for this dissertation; however, O Exitencialismo é um Humanismo (1978) and A Questão Judaica (1995) will also be brought up to the discussion for demonstrating, in a more concrete and synthesized way, some aspects of the existentialist doctrine. The theoretical discussion addressed in this study does not intend to exhaust the possibilities of the subject, as the intent is to develop only a certain point of view from a properly grounded order of reasons. Lastly, we also desire to find a way to reflect about the present time and the importance of ethics in our society, specially the existentialist ethics - the basis of this whole discussion.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSartre, Jean-Paul, 1905-1980pt_BR
dc.subjectLiberdade - Filosofiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectConsciência (Ética)pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO modo de ser do para-si : liberdade, má-fé e autenticidade em Jean-Paul Sartrept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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