O papel das representações mentais na improvisação em "Berimbau", de Baden Powell e Vinícius de Moraes : um estudo comparativo entre músicos experts e iniciantes
Resumo
Resumo: Uma das habilidades que caracterizam um expert é o uso eficaz de representações mentais em suas atividades. Elas funcionam como uma estrutura cognitiva que pode ser acessada de forma rápida e detalhada durante qualquer ação, de modo que o indivíduo a execute em nível de excelência. Durante a improvisação musical, um músico interage com uma diversidade de estímulos e variáveis que influenciam a sua performance. Sendo assim, o conteúdo presente em sua mente durante a improvisação musical pode ser diferenciado entre experts e iniciantes. O objetivo desta pesquisa foi comparar as representações mentais entre músicos experts e iniciantes em uma tarefa de improvisação musical. Como hipótese, lança-se a ideia de que músicos iniciantes não conseguem um desempenho ótimo ao improvisar, em razão de falhas em suas representações mentais ao longo de suas performances. Um experimento foi feito com a participação de seis músicos divididos em dois grupos: três experts e três iniciantes. Cada grupo foi composto por um pianista, um guitarrista e um saxofonista. O procedimento envolveu a aplicação de um protocolo think-aloud retrospectivo sobre uma tarefa de improvisação musical. Cada participante gravou uma performance contendo tema e improvisação sobre um áudio que continha uma faixa de apoio da peça "Berimbau", de Baden Powell e Vinicius de Moraes e, em seguida, assistiu à sua própria performance, relatando, verbalmente, suas representações mentais ao longo dela. Os resultados apontam que os improvisadores iniciantes utilizaram representações mentais ineficientes para a conclusão da tarefa, de modo que a maior preocupação deles durante a improvisação musical foi com a execução dos aspectos técnicos do instrumento. Os improvisadores experts, por sua vez, fizeram representações mentais eficazes para a conclusão da tarefa, de modo a explicitar a estrutura da improvisação com base no gênero musical e em estratégias que podem sofrer modificações no decorrer da performance. Abstract: One ability that characterize an expert is the effective use of mental representations in their craft. A mental representation refers to a cognitive structure that can be quickly accessed in detail during any action, so that the individual performs at an excellence level. In music improvisation a musician deal with a diversity of stimulus and variables that impact on their performance. Therefore, the content of their thoughts while improvising could provide data that could help to understand the contrast between experts e novice improvisers. The aim of this research was to compare mental representations between expert and novice musicians in a musical improvisation task. Our hypothesis suggests that novice musicians do not get a great performance when improvising as a result of failures in their mental representations throughout their performances. An experiment was conducted with six musicians divided into two groups: experts and novices. Each group includes a pianist, a guitarist and a saxophonist. The experiment involved the application of a retrospective think-aloud protocol after a musical improvisation task. Each participant recorded a theme-improvisation performance on a recorded audio piece that contained a play along of "Berimbau", by Baden Powell and Vinicius de Moraes, and then watched their own performance as they verbally report what they were thinking throughout it. The results suggest that novice improvisers used inefficient mental representations to complete the task. Moreover, their biggest concern during musical improvisation was related to the execution of the mechanical aspects of the instrument. Otherwise, the expert improvisers mental representations were more suitable for the completion of the task. They built their representations using parameters related to the structure of improvisation, which is based on the musical genre and on volatile strategies that may change during the performance.
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