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dc.contributor.advisorMercadante, Adriana Frohlich, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lillian de, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T19:32:22Z
dc.date.available2022-07-11T19:32:22Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76877
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Adriana F. Mercadantept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 08/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino em Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As metodologias investigativas podem ser utilizadas na educação de diversas formas, uma alternativa é por meio do uso das aulas temáticas, nas quais o processo de aprendizado se dá de forma mais efetiva, considerando que o aluno assume um papel de protagonista e torna-se mais ativo durante as aulas. Ao escolher o uso do ensino por investigação, o docente também propicia um ambiente de maior interação dos estudantes, instigando-os a serem mais críticos e autônomos. Partindo desses pressupostos, essas sequências didáticas foram desenvolvidas com diversos assuntos e conceitos biológicos correlacionados que podem ser abordados por meio da atual temática COVID-19, compostas de várias aulas destinadas a cada série do ensino médio. A do primeiro ano usa o conceito do teste ELISA para COVID-19 de diferentes pacientes para que os alunos simulem o diagnóstico, compreendendo, portanto, o processo de funcionamento dos testes e assimilando conteúdos como ligação antígeno/anticorpo, função dos anticorpos e isotipos. Com o segundo ano, a questão das Fake News é trazida em pauta para que eles identifiquem o que é fato e o que é fake em notícias do cotidiano sobre a pandemia, trabalhando os conteúdos sobres vírus e as vacinas, com enfoque no SARS-CoV-2, buscando a veracidade de informações, justificando suas respostas e aplicando os novos conhecimentos com o jogo online Kahoot. E com o terceiro ano, para abordar a evolução e mutação do novo coronavírus, eles podem investigar a possibilidade de novas variantes do vírus e até, consequentemente, novas pandemias, por intermédio do jogo "vacine-se quem puder!", no qual eles manipulam populações simulando a transmissão do vírus, e relacionando mutações com a vacinação. Almeja-se então, que a temática escolhida seja abordada como geradora de diversos conhecimentos biológicos, utilizando-se de poucos recursos e de baixo custo, e viabilizando reflexões frente a potenciais impactos em sua sociedade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Investigative methodologies can be used in education in various ways, an alternative is through thematic classes, in which the learning process takes place more effectively, considering that the student assumes a leading role and becomes more active during classes. By choosing the use of teaching by investigation, the teacher also provides an environment of greater interaction of students, instigating them to be more critical and autonomous. Based on these assumptions, these didactic sequences were developed with several correlated biological subjects and concepts that can be addressed through the current COVID-19 theme, composed of several classes for each high school series. The first year uses ELISA test to simulate the laboratory diagnosis of COVID-19 in different patients, thus understanding the process of test operation and assimilating subjects as antigen/antibody binding, antibody function and isotypes. With the second year, the issue of Fake News is brought on the agenda for them to identify what is fact and what is fake in daily news about the pandemic, working the contents about viruses and vaccines, focusing on SARS-CoV-2, seeking the veracity of information, justifying their answers and applying new knowledge with the online game Kahoot. And with the third year, to address the evolution and mutation of the new coronavirus, they can investigate the possibility of new variants of the virus and even, consequently, new pandemics, through the game "Get vaccinated who can!", in which they manipulate populations simulating the transmission of the virus, and relating mutations with vaccination. It is intended, then, that the chosen theme be approached as generating various biological knowledge, using few resources and low cost, and enabling reflections in the face of potential impacts on their society.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCOVID-19 : sequências didáticas de biologia para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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