• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    COVID-19 : sequências didáticas de biologia para o ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - LILLIAN DE OLIVEIRA.pdf (2.457Mb)
    Date
    2022
    Author
    Oliveira, Lillian de, 1992-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    COVID-19 (doença)
    Didatica
    Biologia (Ensino médio)
    Biologia - Estudo e ensino
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: As metodologias investigativas podem ser utilizadas na educação de diversas formas, uma alternativa é por meio do uso das aulas temáticas, nas quais o processo de aprendizado se dá de forma mais efetiva, considerando que o aluno assume um papel de protagonista e torna-se mais ativo durante as aulas. Ao escolher o uso do ensino por investigação, o docente também propicia um ambiente de maior interação dos estudantes, instigando-os a serem mais críticos e autônomos. Partindo desses pressupostos, essas sequências didáticas foram desenvolvidas com diversos assuntos e conceitos biológicos correlacionados que podem ser abordados por meio da atual temática COVID-19, compostas de várias aulas destinadas a cada série do ensino médio. A do primeiro ano usa o conceito do teste ELISA para COVID-19 de diferentes pacientes para que os alunos simulem o diagnóstico, compreendendo, portanto, o processo de funcionamento dos testes e assimilando conteúdos como ligação antígeno/anticorpo, função dos anticorpos e isotipos. Com o segundo ano, a questão das Fake News é trazida em pauta para que eles identifiquem o que é fato e o que é fake em notícias do cotidiano sobre a pandemia, trabalhando os conteúdos sobres vírus e as vacinas, com enfoque no SARS-CoV-2, buscando a veracidade de informações, justificando suas respostas e aplicando os novos conhecimentos com o jogo online Kahoot. E com o terceiro ano, para abordar a evolução e mutação do novo coronavírus, eles podem investigar a possibilidade de novas variantes do vírus e até, consequentemente, novas pandemias, por intermédio do jogo "vacine-se quem puder!", no qual eles manipulam populações simulando a transmissão do vírus, e relacionando mutações com a vacinação. Almeja-se então, que a temática escolhida seja abordada como geradora de diversos conhecimentos biológicos, utilizando-se de poucos recursos e de baixo custo, e viabilizando reflexões frente a potenciais impactos em sua sociedade.
     
    Abstract: Investigative methodologies can be used in education in various ways, an alternative is through thematic classes, in which the learning process takes place more effectively, considering that the student assumes a leading role and becomes more active during classes. By choosing the use of teaching by investigation, the teacher also provides an environment of greater interaction of students, instigating them to be more critical and autonomous. Based on these assumptions, these didactic sequences were developed with several correlated biological subjects and concepts that can be addressed through the current COVID-19 theme, composed of several classes for each high school series. The first year uses ELISA test to simulate the laboratory diagnosis of COVID-19 in different patients, thus understanding the process of test operation and assimilating subjects as antigen/antibody binding, antibody function and isotypes. With the second year, the issue of Fake News is brought on the agenda for them to identify what is fact and what is fake in daily news about the pandemic, working the contents about viruses and vaccines, focusing on SARS-CoV-2, seeking the veracity of information, justifying their answers and applying new knowledge with the online game Kahoot. And with the third year, to address the evolution and mutation of the new coronavirus, they can investigate the possibility of new variants of the virus and even, consequently, new pandemics, through the game "Get vaccinated who can!", in which they manipulate populations simulating the transmission of the virus, and relating mutations with vaccination. It is intended, then, that the chosen theme be approached as generating various biological knowledge, using few resources and low cost, and enabling reflections in the face of potential impacts on their society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76877
    Collections
    • Dissertações [50]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV