A relação entre a desigualdade de renda e o ensino básico dos municípios brasileiros
Abstract
Resumo : O objetivo desta dissertação é entender o efeito de indicadores educacionais na desigualdade de renda dos municípios brasileiros, de maneira a confirmar a literatura acadêmica, além de mostrar como a melhora da educação é um caminho que deve ser percorrido caso o Brasil queira diminuir sua desigualdade de renda e se aproximar dos países desenvolvidos. Para tal finalidade, o presente trabalho utiliza três formas principais de análise: Espacial, Regressão Linear Múltipla e Algoritmos de Aprendizado de Máquina. Os resultados demonstram que as variáveis dependem de sua localização no espaço e dos indicadores da vizinhança; municípios com maiores taxas de analfabetismo entre jovens, menores notas no Enem e com maiores taxas de entrada tardia no sistema de ensino são mais desiguais, enquanto municípios com maiores médias de horas de aula por dia para a educação infantil são menos desiguais; por fim, o Algoritmo de Aprendizado de Máquina demonstra que, das variáveis utilizadas, a taxa de analfabetismo entre jovens foia variável mais importante na predição dos municípios mais desiguais. Assim, os resultados da análise mostram que a relação entre educação e desigualdade de renda é real e significativa.
Collections
- Ciências Econômicas [2033]