Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorLuck, Maria Eduarda Manfri, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T18:31:57Z
dc.date.available2022-06-29T18:31:57Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76646
dc.descriptionOrientador: Professora Doutora Adriana Sbicca Fernandespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A economia comportamental trabalha com diversos elementos que buscam explicar a racionalidade limitada dos indivíduos. Entre esses elementos, está a ideia de que os indivíduos possuem um sistema dual de pensamento, os chamados sistema 1 e sistema 2, que agem, respectivamente, de forma mais automática ou mais deliberada nos processos cognitivos do indivíduo, incluindo o processo de tomada de decisão. Além da dualidade do pensamento, o processo de tomada de decisão sofre influência de elementos como heurísticas e vieses, conceitos que serão bastante explorados. Esses elementos também apresentam influência sobre processos cognitivos de um importante agente econômico, o empreendedor. É a relação da figura do empreendedor com os elementos da economia comportamental que este trabalho explora. Para analisar o empreendedor sob a ótica da economia comportamental, o definimos como um indivíduo que possui algumas características distintas dos demais. A utilização de elementos da economia comportamental em análises ao empreendedor, demonstra que muitos dos elementos estudados por ela são atributos do empreendedor ou agem diretamente sobre ele. Embora o trabalho não consiga apontar um elemento único e exclusivo que diferencie os empreendedores dos demais agentes da economia, ele faz interessantes ponderações sobre alguns elementos da economia comportamental que se mostram mais presentes nos empreendedores, ou o cercam mais de perto. Além de trazer a perspectiva das firmas para as análises da economia comportamental.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleEconomia comportamental e empreendedorismo : entendendo o comportamento do empreendedorpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples