Navegação Pedagogia por tipo "Monografia Graduação Digital"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 55
-
Ações atribuídas à família, à escola e às redes de proteção para garantir o desenvolvimento integral da criança e do adolescente : uma pesquisa bibliográfica
(2014)Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir da pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1977) quais as ações atribuídas pelos (as) autores (as) à família, à escola e às redes de proteção para a promoção ... -
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
(2014)Resumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa ... -
Análise das relações raciais em um livro didático de português do 5° ano
(2013)Resumo : Esta monografia esta pautada na apreciação das relações raciais em um livro de Português do 5° ano do Ensino Fundamental, pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na perspectiva da implementação ... -
A avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil
(2014)Resumo : A presente monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica que teve por objeto de estudo levantar as proposições das produções acadêmicas de âmbito nacional sobre a avaliação das crianças na educação infantil. ... -
Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
(2013)Resumo: A Formação do Pedagogo Social no Brasil ainda é um assunto pouco abordado na formação acadêmica. O Parecer CNE/CP nº 5/2005 regulamenta o currículo atual para os cursos de Pedagogia no Brasil, este parecer determina ... -
Brincar para que? : as implicações da brincadeira de faz-de-conta na Educação Infantil
(2013)Resumo : Neste trabalho abordamos a importância da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil de 3 a 6 anos. Entendemos esse assunto como fatores primordiais a ser compreendido e ... -
Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
(2013)Resumo : Este trabalho trata do desenvolvimento da relação teoria prática nas disciplinas e atividades do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, prevista na atual proposta curricular, implantada em 2009. ... -
Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
(2014)Resumo : Muitos estudos comprovam a influência da esfera corporal, psicológica e emocional no desenvolvimento dos alunos e em sua aprendizagem. Uma prática relevante para o desenvolvimento integral do aluno é a presença e ... -
A concepção de criança e infância na transição da educação infantil para o ensino fundamental : implicações para o processo de alfabetização e letramento no pré-escolar e no 1° ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Almirante Tamandaré-PR
(2014)Resumo : Este trabalho pretende discutir e apresentar o processo de implantação do ensino fundamental de nove anos, com argumentos a favor, críticas em relação aos aspectos envolvidos nesse contexto e os desdobramentos da ... -
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
(2014)Resumo : No contexto da expansão da educação superior na última década, este estudo analisa a relação entre educação e trabalho tomando como objeto os alunos trabalhadores. Para tal analisou-se, a partir de questionários, ... -
Conhecimento e currículo : um estudo sobre a nova sociologia da educação e o pensamento de Michael F.D.Young
(2013)Resumo : Este trabalho apresenta as questões centrais do movimento de crítica à sociologia da educação na década de 1970, que ficou conhecido posteriormente como Nova Sociologia da Educação (NSE). Tal movimento, que teve ... -
As contribuições dos alunos no processo de construção dos saberes nas aulas de educação física no ensino médio
(2013)Resumo : Este trabalho abordará o tema referente as contribuições do(s) aluno (s) no processo de construção dos saberes nas aulas de Educação Física no ensino médio. Com o presente estudo, encontramos ferramentas para ... -
Currículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquara
(2014)Resumo : O presente estudo visa analisar como é organizado e selecionado oconhecimento nas propostas curriculares da rede pública municipal de Curitiba e de Piraquara. Tem por objetivo analisar e comparar a fundamentação ... -
Os desafios do direito a "educação" para crianças de 0 a 3 anos : implicações da lei n° 12.796 de obrigatoriedade dos 4 aos 17 anos
(2014)Resumo : Esta pesquisa procura identificar os possíveis impactos da Lei nº 12.796/2013 que tem como principal redação a obrigatoriedade à educação dos 4 aos 17 anos, a educação das crianças de 0 à 3 anos, cuja Lei não ... -
A educação ambiental na educação infantil : análise de uma experiência formativa no âmbito da extensão universitária
(2013)Resumo : O tema desta pesquisa surgiu da articulação entre a vivência de três bolsistas e uma professora em um Projeto de Extensão Universitária intitulado "A Práxis da Educação Ambiental em um Centro Municipal de Educação ... -
Educação da prisão x educação na prisão
(2014)Resumo : O processo educacional que ocorre no interior das prisões e sua contribuição na ressocialização dos detentos é o problema chave que motivou a elaboração desta pesquisa. Neste estudo, buscou-se analisar o processo ... -
A educação de crianças de 0 a 3 anos : indicativos para a docência a partir da produção do GT7 da ANPED entre 2003 e 2013
(2013)Resumo : O presente trabalho trata da produção sobre a Educação de Crianças de 0 a 3 anos, a partir das temáticas presentes nos trabalhos no GT 7 Educação da Criança de 0 a 6 aos nas reuniões da ANPED entre os anos de 2004 ... -
Educação do homem do campo
(2013)Resumo : O trabalho de conclusão de curso intitulado "Educação do Homem o Campo: Prática Pedagógica na EJA" caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que tem por finalidade estudar e avaliar as práticas pedagógicas ...