Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorStrang, Bernadete de Lourdes Streiskypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:01:43Z
dc.date.available2022-10-24T18:01:43Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76572
dc.descriptionOrientador : Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Na década de 30, o Brasil atravessou um dos momentos mais conturbados nos campos da política e da educação. No campo educacional destacaram-se dois grupos que disputavam a hegemonia do sistema escolar: de um lado o grupo católico que reivindicava, entre outras coisas, o ensino religioso obrigatório nas escolas. De outro, um grupo que acabara de se constituir e procurava se afirmar dentro deste espaço: os Pioneiros da Educação Nova. Estes intelectuais, imbuídos de novos ideais pedagógicos e sociais, encabeçaram um movimento de renovação, que culminou na formulação e publicação de um documento intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Esse manifesto foi assinado por 26 intelectuais que compartilhavam o mesmo ideal, entre eles Cecília Meireles. Cecília Meireles é considerada pela crítica especializada uma das mais importantes poetas brasileiras. No entanto sua atuação como educadora e participante ativa do movimento da Escola Nova é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho é o estudo histórico das idéias e do envolvimento político educacional de Cecília Meireles, seus caminhos, seus pensamentos e suas ações, sua inserção neste grupo, suas iniciativas no âmbito da formação, organização e disseminação da cultura no Brasil dos anos 30. Utilizamos como fonte principal as crônicas publicadas no jornal carioca, Diário de Notícias, de 1930 a 1933, no qual Cecília dirigia uma página diária, a "Página de Educação". Nesta página, mantinha uma coluna intitulada "Comentários" (tendo produzido no período aproximadamente 800 textos), que utilizou para tornar público o debate travado no campo educacional e defender os ideais do grupo pioneiro que, como educadora e cronista, ali representava. Nessas páginas, Cecília expressou sua vocação de educadora e sua concepção sobre a arte de educar. Professora desde que se formou em 1917, Cecília foi diretora de escola pública, escreveu peças de teatro e livros infantis, alguns até adotados como livro didático, organizou com Anísio Teixeira e dirigiu o projeto mais ambicioso de sua reforma, a primeira biblioteca pública infantil do Rio de Janeiro. Esse seu trabalho na imprensa, fazendo entrevistas, discutindo problemas da educação brasileira, expondo o que a seu ver seria o melhor encaminhamento para novas posturas e políticas educacionais coerentes, questionando as reformas instituídas por Francisco Campos, então Ministro da Educação, além de ter sido um importante veículo de divulgação da filosofia defendida pelo Movimento da Escola Nova no Brasil, é uma rica fonte para compreender a articulação e o papel dos intelectuais na configuração da sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the 1930’s, Brazil went through one of the most disturbed moments in the fields of politics and education. In the educational field two groups that disputed the hegemony of the school system were pointed out: on the one hand the catholic group, that reclaimed, among other things, the mandatory religious teaching at school. On the other hand, another group that had just been constituted and searched for affirmation within this space: the Pioneers of the New Education. These intellectuals, who owned new pedagogical and social ideals, headed a renewing movement, that culminated in the creation and publication of a document entitled O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Manifest of the Pioneers of New Education). This manifest was signed by 26 intellectuals that shared the same ideal, among them Cecília Meireles. According to specialized critics, Cecília Meireles is considered one of the most important Brazilian poets. However, her performance as an educator and active participant in the New School movement is not very recognized. This work aims at the historical study of Cecília Meireles’ ideas as well as political and educational involvement, her course, thoughts and actions, her introduction in this group, and also her initiatives in the formation, organization and spread of the culture in Brazil during the 30’s. We used as our main source the chronicles published in a Rio de Janeiro newspaper, Diário de Notícias, from 1930 to 1933, in which Cecília Meireles was the director of a daily page, "The Educational Page" (A Página da Educação). In this page, she kept a section entitled "Comments" (having produced about 800 texts in that period), that was used to make public the debate set in the educational field and to defend the ideals of the pioneer group which she represented as an educator and chronicler. In those pages, Cecilia expressed her vocation to be an educator and her conception about the art of educating. Having been a teacher since she graduated in 1917, Cecilia was a public school principal, wrote many plays and children’s books, some of them used as textbooks. Along with Anísio Teixeira she organized and directed the most ambitious project of her reform, the first children’s public library in Rio de Janeiro. Her work with the press, giving interviews, discussing problems in the Brazilian education, exposing what would be the best direction for new attitudes and coherent educational politics in her point of view, questioning the reforms instituted by Francisco Campos, Minister of Education in that time, besides having been an important means of divulgation of the philosophy supported by the New School Movement in Brazil, it is a rich source to understand the link and the role of intellectuals in the shaping of Brazilian society.pt_BR
dc.format.extentvi, 113 f. : fac-símile.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMeireles, Cecilia, 1901-1964pt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleSob o signo da reconstrução : os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meirelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples