Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Wellington, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorAlves, Jordana Montalvão, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T13:36:48Z
dc.date.available2022-06-23T13:36:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76561
dc.descriptionOrientador: Dr. Wellington da Silva Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo compreender, no sentido mercadológico e na estrutura de mercado, o perfil e a posição da empresa Google enquanto plataforma de buscas online e anúncios de pesquisa, dado o seu expressivo poder e representatividade neste mercado. Procedeu-se com o estudo analítico da dinâmica concorrencial e tecnológica das diferentes estruturas de mercado. Primeiramente são apresentadas as estruturas de concorrência perfeita e monopólio, para que se compreenda os dois extremos possíveis da concentração de mercado. Após isso, discute-se o caso das estruturas de concorrência imperfeita, de modo a usá-las como base para entender o perfil e a posição do Google no mercado de buscas online e anúncios de pesquisa. Como o Google é uma empresa totalmente ligada à tecnologia e inovação, verifica-se também de que forma a teoria econômica padrão ajuda (ou não) a se interpretar o processo de inovação em casos como o da empresa. Apresentam-se dados e pesquisas de modo a demonstrar a representatividade do uso dos serviços Google e também das demais empresas atuantes no mesmo segmento. Por fim, as considerações finais do trabalho classificam o Google no âmbito da estrutura de mercado, encaixando-o em uma estrutura de Concorrência Monopolística, e elucida possíveis implicações que o poder de mercado da empresa dele pode causar na vida dos usuários desses serviços.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGoogle (Firma)pt_BR
dc.subjectFerramentas de busca na Webpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titleA dinâmica concorrencial e tecnológica no mercado de buscas online e anúncios de pesquisa : o caso do Googlept_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples